Qual o melhor formato de vídeos para assistir em sua TV

Acesse:http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/05/qual-o-melhor-formato-de-videos-para-assistir-em-sua-tv.html

Mais do que meros retransmissores de imagens, as TV atuais estão mais espertas do que nunca. Até os modelos mais básicos de TVs LCD, LED ou Plasma já vem equipados com software de Media Player que garantem uma boa compatibilidade com vários formatos de vídeos como: Avi, MP4, Divx, Wmv, Mov, Vob, Mpg e muitos outros.

Aprenda como transmitir imagens do PC para a TV

Mas nem sempre tudo sai como planejado e pode ser comum que sua TV não possa reproduzir o áudio de um arquivo de vídeo, ou o próprio vídeo. Nesses casos, uma checada no manual pode não responder a simples pergunta: Qual o melhor formato de vídeo para minha TV?

Sai DivX, entra o MP4

Mesmo depois de cair em desuso na Internet, o padrão formado pelo codec de vídeo DivX, o formato AVI e o codec de áudio MP3 ainda formam o padrão mais comumente aceito pela maioria das TV atuais. Porém, como dito, esse padrão caiu em desuso e as pessoas e empresas começaram a adotar dois “tipos” bem comuns, resumidamente MPEG-4 (MP4) e Matroska (MKV).

MP4:

MP4 é o formato de vídeo mais popular atualmente (Foto: Reprodução / videoconverterfactory.com)     MP4 é o formato de vídeo mais popular atualmente (Foto: Reprodução / videoconverterfactory.com)MP4 é o formato de vídeo mais popular atualmente (Foto: Reprodução / videoconverterfactory.com)

O formato MP4 é padrão de vídeo para compartilhamento do momento, sendo um dos que funciona melhor na maioria da TVs. Esse formato, que é composto de um container que abriga o vídeo, mas comumente codificado com o codec H.264 e o codec de áudio AAC, é um dos formatos mais populares na Internet. Esse padrão que comumente é apelidado apenas de “MP4″ é parte da especificação do MPEG-4. Não bastasse esse embasamento como “codec oficial”, outros motivos que fazem o MP4 tão popular é a aplicação do codec H.264 em aplicações que vão de vídeos em altíssima definição, Blu Ray, captura de vídeo em smartphones e até padrões de transmissão para TV Digital.

MKV:

Apesar de popular o formato Matroska (MKV) costuma apresentar erros nas TVs (Foto: Reprodução / codecpack.co)Apesar de popular o formato Matroska (MKV) costuma apresentar erros nas TVs (Foto: Reprodução / codecpack.co)

O outro formato de vídeo mais comum hoje em dia e também aceito pela maioria das TVs é o Matroska ou MKV. Este formato aberto, é um container que consegue armazenar mais conteúdo diversificado que o MP4. Além de vídeos codificados em H.264, ele pode armazenar diferentes faixas de áudio e legendas. Para um fácil entendimento, é como se um Blue Ray Disc ou DVD ficasse armazenado em um único arquivo MKV.

Entretanto, por ser um formato aberto e possibilitar a utilização de uma grande variedade de codecs, tanto de vídeo como de áudio, é comum as pessoas terem problemas com esse formato. Isso acontece, na grande maioria das vezes pelo fato de muitas TVs não suportarem a reprodução de codecs de áudio de alta definição como Digital Theater Systems (DTS) ou Dolby Digital (conhecido como AC3), ou até mesmo ambos. Diante de tal problema, uma das opções é recodificar o arquivo, ou converter para outro formato.

Corrigindo um dos erros mais comuns

Ao tentar reproduzir vídeo no formato MKV e perceber algum erro, uma das soluções é converter o arquivo MKV. No caso, para agilizar o processo, o ideal é converter apenas a parte que não é suportada pelo sua TV. Na maioria dos casos, a faixa de áudio DTS ou AC3. A conversão para padrão de áudio ACC, que é mais amplamente aceito, é bastante simples e leva poucos minutos.

O programa Rebox.net corrigi de forma fácil um erro muito comum (Foto: Divulgação)O programa Rebox.net corrigi de forma fácil um erro muito comum (Foto: Divulgação)

Um dos software que mais facilita esse processo é o Rebox.net. Previamente configurado para converter vídeos de MKV para MP4, ele irá “passar” pela parte de vídeo e iniciará a conversão apenas na parte do áudio. Ao final do processo de conversão, o usuário obterá um arquivo MP4 com a mesma qualidade que o MKV.

Curiosidades na internet

About these ads

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s