Câmera do videogame Xbox One pode ser usada para monitorar hábitos de usuários

Acesse:http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/07/1310375-sensor-do-videogame-xbox-one-conseguira-captar-expressoes-faciais-e-batimentos-cardiacos.shtml

Imagine um futuro em que produtores cinematográficos possam avaliar seus filmes de acordo com a quantidade –devidamente contabilizada– de sorrisos e lágrimas produzidas por quem os assiste.

Ou em que publicitários contem com dados como batimento cardíaco e expressão facial de espectadores para formular e ajustar propagandas de televisão.

As cenas parecem trechos do livro de ficção “1984”, no qual George Orwell descreve uma sociedade sob vigilância total. Mas elas estarão bem próximas da realidade a partir de novembro, quando o console Xbox One, da Microsoft, for lançado mundialmente, inclusive no Brasil.

Uma das principais novidades do videogame –que também poderá ser conectado à TV a cabo– é a nova versão do Kinect, acessório que lê movimentos do corpo, detecta comandos de voz, identifica emoções e mede a pulsação dos usuários.

Ted S. Warren/Associated Press
Jornalistas experimentam o novo Kinect, sensor de movimentos do Xbox One, videogame da Microsoft que será lançado neste ano
Jornalistas experimentam o novo Kinect, sensor de movimentos do Xbox One, videogame da Microsoft que será lançado neste ano

A tecnologia abre espaço para formas inéditas de integração física entre jogador e jogo, mas também levanta questões importantes sobre privacidade e segurança.

O comissário federal de proteção de dados da Alemanha, Peter Schaar, chamou o periférico de “aparelho de monitoramento”.

“O Xbox One grava continuamente todos os tipos de informação pessoal sobre mim”, disse o comissário. “Reações, aprendizados e emoções. Eles são processados em um servidor externo e podem ser enviados para terceiros. Mesmo que isso seja deletado, o usuário não tem influência alguma sobre o destino do material.”

O governo da China já disse que, no país, o Kinect não entra. Autoridades de outras nações temem que o dispositivo possa ser usado pelo Prism, programa do governo dos EUA que teria a capacidade de acessar dados de usuários de empresas como a Microsoft.

O vice-presidente da companhia, Phil Harrison, disse que o Kinect não vai espionar ninguém. “Ele poderá ouvir comandos específicos, mas não transmitirá dados pessoais que possam identificar usuários para outras pessoas, a não ser que o jogador opte por isso.” O Xbox One e o Kinect permanecerão ligados, em modo de espera, quando não estiverem sendo usados.

Curiosidades na internet

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.