Acesse:http://pandodaily.com/2012/07/09/chinas-surprising-internet-advantage-over-the-us/

Indústria de internet da China sofre muitas desvantagens em comparação com os EUA. Ela está sobrecarregada por uma regulamentação pesada, centros underpowered de dados, ea censura, só para citar alguns. Mas uma de suas grandes vantagens vem de uma fonte de contra-intuitivo: infra-estrutura do país tech-commerce subdesenvolvido. As implicações são importantes, e eles estão moldando paisagem de Internet da China de uma maneira que os EUA podem vir a seguir.
Em os EUA, as empresas de Internet têm desenvolvido em um ambiente no qual eles têm de competir com as indústrias já maduras que têm tido por muito tempo um bom acesso à tecnologia. Isso é verdade para as empresas de comércio eletrônico, por exemplo, que tiveram que construir, contra, ou sobre estabelecidas tijolos e argamassa de redes de lojas de varejo. É verdade também da indústria de viagens online, que teve de se adaptar aos sistemas pré-existentes de tecnologia vinculados às companhias aéreas, grupos de agências, e, mais recentemente, verticais início de Internet reserva, tais como Expedia e Orbitz.
China, por outro lado, tem sido capaz de fazer alguns saltos, pulando etapas anteriores de desenvolvimento da Internet comercial e que, os EUA jogaram para fora ao longo de muitos anos, ou ainda estão jogando fora. Foi o que aconteceu com a mudança de PC baseado em Internet para Internet móvel, que foi acelerado pelos custos relativamente elevados dos computadores e da acessibilidade e abundância de Internet habilitados para dispositivos móveis. Muitos usuários chineses de internet nunca ter possuído um PC, ou mesmo um usado. Uma mudança semelhante está acontecendo com a proliferação de smartphones baratos, o que é catapulting grandes partes da população em uma era de mais útil e versátil Internet portátil.
Essas instâncias de desenvolvimento acelerado permitiram empresas de internet chineses para construir novas infra-estruturas de tecnologia de comércio a partir do zero.Isso significa que eles têm sido capazes de criar muitos produtos, serviços e empresas inteiras de uma forma consolidada desde o início, de uma maneira que faz sentido para os consumidores e parceiros.
O serviço de viagens online Qunar é um grande exemplo. Qunar começou como um agregador de busca Kayak-como as viagens que permitia aos utilizadores encontrar as melhores ofertas em vôos. Então, como agora, sua principal concorrente era Ctrip , uma mais tradicional, como Orbitz, portal vertical que suplementos suas reservas com call centers. A empresa emprega 12.000 pessoas para trabalhar nesses centros de chamadas. Por outro lado, Qunar emprega apenas 1.300 pessoas, metade das quais estão em equipes de desenvolvimento, e se baseia em uma abordagem algorítmica para resolver consultas de viagens.
Hoje, me encontrei com o CEO Qunar e co-fundador, CC Zhuang, no escritório da empresa em Pequim. Ele descreveu Qunar como uma “tecnologia e marketing da empresa” em vez de uma empresa de viagens. Quando ele, Douglas Khoo, e norte-americanos co-fundador Fritz Demopoulos começou em 2005, o curso passou a ser apenas uma indústria que poderia se beneficiar de uma abordagem baseada na Internet.Ele ajudou a que não tinha risco político envolvido, mas também foi propício para a interrupção, porque ecossistema da China tecnologia de viagens ainda estava em sua infância.
Desde Baidu investiu 306 milhões dólares na empresa no ano passado para assumir uma participação majoritária, Qunar tem sido capaz de estender seu alcance, com a função de integrar Baidu principal de pesquisa, e investir em sua extremidade traseira. Agora é mudar o foco para móvel, e oferecendo sua tecnologia para fornecedores tradicionais, assim hotéis e agentes de viagens não tem para construir seus próprios serviços da Web – eles só podem usar Qunar.
Esse modelo, que combina o portal de pesquisa com o software como um serviço, não existe sob o mesmo guarda-chuva em os EUA, onde esses serviços são distribuídos entre vários jogadores individuais, tais como Kayak, Orbitz, e Tecnologias InterGlobe. Mas mesmo se um análogo Qunar já existia em os EUA, não faria diferença para Zhuang. “Eu realmente não me importo sobre o que é tradicional formato de negócio”, diz ele. “Eu olho para a criação de valor.”
Em os EUA, onde as empresas de Internet não tiveram o luxo de tech-commerce leapfroggery, vimos uma abordagem para a consolidação que, por necessidade, foi uma espécie de engenharia reversa. Por causa da infra-estrutura existente comercial forte e avançada tecnologia, as empresas foram autorizadas a crescer verticalmente sem serem forçados a enfrentar os problemas no ecossistema que possam finalmente forçaram-los em direções diferentes e que, paradoxalmente, poderia ter produzido as melhores soluções para os consumidores.
Facebook e Weixin Tencent fornecer um estudo de caso útil. Facebook começou como uma rede de conexões amigo centrado em uma experiência de Internet baseado em PC.Com o tempo, ele teve de se adaptar à evolução das exigências dos consumidores e gostos. Mais obviamente, se integrou com a Skype e adquiriu Instagram.
Weixin , por outro lado, lançado cerca de um ano atrás, como um produto de característica multi-que era nativo móvel e vangloriou-se todos os mais populares funções de redes sociais, incluindo foto e partilha de vídeo, mensagens instantâneas, mensagens de voz, um cronograma, e até mesmo o Google + -estilo “círculos”. Facebook, que ainda está tentando descobrir sua estratégia móvel, pode muito bem acabar olhando muito como Weixin, se não for esteticamente, então, pelo menos, estruturalmente.(Weixin, a propósito, “emprestado pesadamente” de antecessores Kik e Talkbox .)
Há outros exemplos. Liderando consumidor-consumidor site de comércio eletrônicoTaobao , por exemplo, é uma combinação de Amazon e eBay, como serviços, com fortes elementos sociais. Dianping , de forma sensata e lucrativa, combina um Yelp-como serviço ao consumidor-avaliação da Groupon-como-grupo comprar. E Wandoujia , uma partida, combina uma experiência de busca Android mercado com uma ferramenta de gerenciamento de mídia móvel e, em breve, uma API aberta para desenvolvedores. Os chineses o chamam de “assistente de telefone celular”, e é como uma combinação do Google Play e parte sincronização do iTunes, com um elemento de plataforma potencialmente forte para vir.
Não está claro qual abordagem é superior, ou mesmo que apenas um irá prevalecer em qualquer mercado. Na China, serviços como Weixin impactar negativamente as chances de que, digamos, uma startup de mensagens com foco ou uma startup de compartilhamento de fotos poderia ter sucesso. Isso não significa, necessariamente, uma na vertical em circulação não pode desafiar Weixin em qualquer uma dessas frentes e encontrar uma saída, pelo menos por meio de aquisição.
Mas dado o histórico da China de grandes jogadores copiar boas idéias e esmagando os criadores, juntamente com o aumento das capturas de todos os jogadores como Weixin, isso parece improvável. No lado positivo, a M & A no mercado está se aquecendo , ea porta está aberta para startups visionários para reivindicar um prêmio através da construção de um serviço que domina um determinado setor, ou concorre ferozmente ao lado de um ou dois outros desafiantes. Naturalmente, isso é mais fácil dizer do que fazer.
Em os EUA, o ecossistema da Internet tem sido fragmentada e distribuída de uma forma que tem favorecido startups, até o ponto em jogo-pura empresas como Instagram e Yammer têm desfrutado de bilhões de dólares sai. Se essa consolidação continua até o ponto em que começamos a ver a China-como empresas com múltiplas competências, que poderia ser uma boa notícia para startups no curto prazo, o mercado paga para os melhores bit parte-jogadores, mas desencorajar a longo prazo . Se empresas como Google e Facebook sugar todos os setores mais lucrativos em um ambiente de Internet cada vez mais unificada – como já começou a acontecer – então figuras que as perspectivas de IPO vai ficar cada vez mais magro.
Finalmente, o contraste entre os EUA ea China não prova nada além de que ambos os ecossistemas ainda estão em seus primeiros dias, especialmente por causa do advento da Era de Mobile . No mínimo, no entanto, nunca houve uma razão mais atraente para o Vale do Silício para assistir de perto o mercado chinês em rápido desenvolvimento interno desempenha nos próximos anos.
Obs.: Caso haja erros de português e de concordância são devido a este texto ter sido traduzido “automaticamente” pelo serviço de tradução on-line gratuito que traduz instantaneamente textos e páginas da web.
Curiosidades na internet

