Unidade é sustentável e permite que à população de vilarejos carregar aparelhos eletrônicos, assistir televisão e até acessar a internet
O SolarKiosk é o primeiro quisoque solar do mundo que comercializa energia limpa e renovável em comunidades pobresQuando acaba a luz em casa, parece que a vida “empaca”. Fica difícil se locomover, trabalhar, se divertir. E nada de novela. É duro acreditar, mas mais de 1,5 bilhão de pessoas ainda vive sem energia elétrica. É o caso de muitas aldeias da Etiópia. Em uma delas, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital Adis Abeba, a empresa alemã SolarKiosk instalou o primeiro quiosque solar do mundo.
O SolarKiosk pretende melhorar a vida de pessoas que vivem em vilarejos de países pobres e carentes em infraestruturaTrata-se de uma espécie de lojinha de conveniência que, além de alimentos, remédios e produtos básicos de higiene, também comercializa a energia solar produzida por seus painéis. Lá, é possível recarregar celulares, computadores, aparelhos de TV e de som, entre outros eletrodomésticos.
O negócio é sustentável e gerido por funcionários da própria comunidade. A primeira unidade foi instalada há duas semanas. Se o modelo der certo e a empresa conseguir apoio de ongs e instituições financeiras, vilarejos de outros países africanos também poderão receber quiosques solares.


