Presidente do Paraguai diz que não está disposto a “ceder” energia de Itaipu para Brasil

Acesse:http://colunas.revistaepoca.globo.com/ofiltro/2012/08/08/presidente-do-paraguai-diz-que-nao-esta-disposto-a-ceder-energia-de-itaipu-para-brasil/

O presidente do Paraguai, Federico Franco, disse nesta quarta-feira (8) que não está disposto a continuar “cedendo” a energia produzida no país para Brasil e Argentina.

O Paraguai é sócio do Brasil na usina de Itaipu e sócio da Argentina na usina de Yacyretá. Como o país não utiliza toda a sua parte produzida nas usinas, Brasil e Argentina compram a energia paraguaia.

Segundo discurso publicado na página oficial do governo, Franco diz que a energia é vendida a um preço tão baixo que não pode ser considerado “venda”.

“A decisão do governo é clara: não estamos dispostos a seguir cedendo nossa energia. E vejam que utilizo a palavra ‘ceder’. Porque o que estamos fazendo é ceder a Brasil e Argentina, não estamos sequer vendendo”, disse o presidente, sobre a criação de uma política de Estado, durante a apresentação do balanço de política energética.

Franco disse que vai enviar ao Congresso, até o final do ano, um projeto de lei sobre o assunto. A ideia seria criar uma política industrial para assegurar o uso energético e industrializar o país.

Franco está no poder desde junho, quando o então presidente Fernando Lugo sofreu processo de impeachment no Congresso. Durante o governo Lugo, o Paraguai conseguiu triplicar o valor do preço da energia de Itaipu vendida ao Brasil.

Curiosidades na internet