A fita adesiva pode ter diversas utilidades no nosso dia a dia, mas o que pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram é que o humilde habitante da loja de materiais para escritório tem a capacidade de transformar semicondutores em supercondutores de alta energia.
Os supercondutores de alta temperatura são utilizados para fornecer grandes quantidades de energia com uma baixa perda. A avaliação deles é feita de acordo com a sua capacidade para manter o funcionamento de alta eficiência a baixas temperaturas.
As informações do site GeekoSystem afirmam que a descoberta pode ter repercussões para a indústria da informática – especialmente o novo campo da computação quântica – e pode até melhorar a eficiência energética da eletrônica em geral.
Algo que dificulta a capacidade dos pesquisadores usarem esse tipo de material, até mesmo para descobrir seu verdadeiro potencial, é o alto custo investido na sintetização. Alguns dos supercondutores não se dão bem com semicondutores cotidianos.
Mas utilizando uma variedade especial de semicondutor – chamado de isolante topológico – com uma fita adesiva e uma lâmina de vidro, a equipe foi capaz de induzir propriedades supercondutoras em um semicondutor pela primeira vez. Esta é uma solução barata e que pode ajudar muito nas pesquisas.

Curiosidades na internet


