Acesse:http://noticias.seuhistory.com/bioimpressora-3d-da-china-imprime-orelha-em-menos-de-uma-hora

Cientistas da Universidade de Hangzhou, na China, conseguiram desenvolver a primeira bioimpressora tridimensional da história, a Regenovo. Seu funcionamento é bastante semelhante ao de uma impressora 3D convencional, que “constrói” o objeto através da extrusão de plástico, camada por camada. Porém, neste caso, o material utilizado na formação de cada camada é tecido celular vivo.
Apesar de esta tecnologia estar em seu estágio inicial, o processo estipulado para a bioimpressão é iniciado com a montagem de uma lâmina fina, com base de hidrogel, em que são depositadas na superfície as camadas celulares, uma a uma, até que a impressão do órgão desenhado esteja completa.
Confira as novidades tecnológicas da história humana em TECNOLOGIA, novo site do HISTORY.
Durante uma das experiências mais bem sucedidas, os cientistas demoraram menos de uma hora para imprimir uma orelha (aproximadamente, do tamanho de um polegar), que demorou um pouco mais de tempo para se solidificar antes de ser colocada em uma incubadora.
Muitas outras experiências estão previstas, com impressões cada vez mais complexas, como o caso de um nariz e até mesmo um rim. Entretanto, não existe ainda uma data exata para o uso corriqueiro deste tipo de prótese, mas a possibilidade de poder fabricar órgãos sob medida nos próximos anos, poderá ser vista como uma realidade.
Curiosidades na internet

