Japão cria banco de esperma de animais em perigo de extinção

TudoSobreTech

Foto mostra rato que forneceu óvulos que foram fertilizados com esperma conservado por liofilização. (Foto: AFP Photo/Kyoto University/Takehito Kaneko)Foto mostra rato que forneceu óvulos que foram fertilizados com esperma conservado por liofilização. (Foto: AFP Photo/Kyoto University/Takehito Kaneko)

Dois cientistas japoneses anunciaram nesta quarta-feira (28) a abertura de um banco de esperma de animais em perigo de extinção, para o qual utilizaram uma técnica de liofilização que permite conservar o sêmen em temperatura mais elevada.

A liofilização é um processo de secagem e de eliminação de substâncias voláteis realizado em temperatura baixa e sob pressão reduzida.

Esta equipe do Instituto de Experimentação em Animais da Universidade de Kioto conseguiu conservar o esperma extraído de duas espécies de primatas ameaçadas e de um tipo de girafa, explicou o professor Takehito Kaneko à AFP.

Os pesquisadores misturaram o esperma com um líquido de conservação e liofilizaram o conjunto, o que permite conservar o sêmen a 4 graus Celsius – uma temperatura mais elevada e menos exigente no consumo de energia que…

Ver o post original 127 mais palavras