Encontrado o primeiro crustáceo que usa veneno para derreter suas presas

Acesse:http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/3114-encontrado-o-primeiro-crustaceo-que-usa-veneno-para-derreter-suas-presas

O veneno é uma mistura altamente complexa de toxinas poderosas.

O crustáceo conhecido como Speleonectes tulumensis  é cego e vive, geralmente, dentro de cavernas submarinas em locais como Austrália, Caribe ilhas Canárias. Eles costumam se alimentar de outros crustáceos, mas a ciência acaba de mostrar que ele é um predador terrível.

Ele possui um veneno composto por várias toxinas altamente letais, além de enzimas proteolíticas e uma substância com poder paralisante. Suas toxinas conseguem liquefazer o exoesqueleto da presa, deixando uma massa líquida em seu interior que, posteriormente, é sugada por ele.

Chamado de remipede, o crustáceo possui substâncias parecidas com as encontradas no veneno da cascavel.

O co-autor do estudo, Dr. Ronald Jenner, zoólogo do Museu de História Natural de Londres, disse: “As percepções únicas deste estudo realmente ajudam a melhorar a nossa compreensão da evolução dos venenos nos animais”, de acordo com declaração à BBC.
Das 70 mil espécies de crustáceos que existem, estima-se que este é o único, até o momento, que possua veneno.Ele prossegue: “A técnica de alimentação do remipede é únicaentre os crustáceos. Este veneno é claramente uma grande adaptação para essas cavernas onde os animais são cegos nesses ambientes pobres em nutrientes”.

O estudo foi publicado na revistaMolecular Biology and Evolution.

Curiosidades na internet