Crise com EUA sobre acordo de paz revela pensamento israelense

TudoSobreTech

Kerry fala à imprensa após conversa com o presidente palestino, Mahmoud Abbas (Foto: Brendan Smialowski/Reuters)Kerry busca acordo de paz entre israeleneses e
palestinos (Foto: Brendan Smialowski/Reuters)

O pedido de desculpas do ministro israelense da Defesa, Moshé Yaalon, que havia acusado o secretário de Estado americano, John Kerry, de “obsessão incompreensível”, está longe de ter dissipado a crise diplomática, que revela o fosso entre os dois aliados, segundo analistas israelenses.

Kerry declarou nesta quarta-feira (15) que não vai deixar “uma série de comentários” desviá-lo de seu objetivo de “fazer avançar o processo” de paz entre israelenses e palestinos, com o apoio do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Mas, segundo o jornalista Shimon Schiffer, que divulgou as afirmações do ministro da Defesa, “não é um segredo que Netanyahu pense a mesma coisa. Só que Yaalon, ao contrário de Netanyahu, não quer participar da farsa em torno das negociações” com Kerry.

Yaalon quis denunciar “a insultante falta de transparência” com os cidadãos israelenses na condução das negociações, nas…

Ver o post original 473 mais palavras