Acesse:http://olhardigital.uol.com.br/noticia/40237/40237
“Não há uma resposta natural neural aos emoticons que já nascem com os bebês. Antes de 1982, não havia razões pelas quais um “:-)” ativasse áreas que reconhecem rostos no córtex, mas agora isso acontece porque aprendemos que isso representa uma face”, declarou o cientista Owen Churches à ABC News. “É uma resposta neural inteiramente criada pela cultura. É realmente algo incrível”, completou.
Para chegar a esta conclusão, o estudo considerou 20 participantes, que observaram imagens de rostos reais, emoticons e, além disso, caracteres sem sentido para controle.
A pesquisa também mostrou que quando uma série de pontuações foi utilizada da forma contrária, como “(-:”, ou então na vertical, a resposta não foi igual. “As áreas do cérebro envolvidas no reconhecimento facial não são capazes de processar a imagem como um rosto”, diz Churches.
“Os emoticons são uma nova forma de linguagem que produzimos, e para decodificá-la, produzimos um novo padrão de atividade cerebral”, aponta o cientista. Isso, claro, se você usar os emoticons corretamente. 🙂
Curiosidades na internet

