Ainda que elas tenham um tamanho aproximado de um dedo humano, especialistas descobriram que os insetos podem alcançar a mesma velocidade que um cavalo de corrida e voar em altitudes bem relevantes.
Pela primeira vez, um estudo detalhado mostrou insetos viajando em alturas superiores a 1 km e atingindo uma velocidade de 59 km/h. Os pesquisadores também examinaram a resistência dos insetos e descobriram que eles eram capazes de permanecer no ar por até duas horas.
Até agora, os cientistas acreditavam que o voo de uma joaninha não passava de 2 metros de distância no seu alcance. Entretanto, os novos dados mostram que elas podem realmente viajar até 119 quilômetros em um único vôo, devido a sua alta velocidade.
O estudo da joaninha comum foi realizado utilizando-se um dispositivo de monitoramento em Rothamsted Research, uma instituição de pesquisa agrícola em Harpenden, Hertfordshire, Inglaterra. Tratava-se de uma análise de dados registrados ao longo de mais de uma década entre duas espécies diferentes, a joaninha de sete pontos e a joaninha arlequim.
Dr. Lori Lawson Handley, da Universidade de Hull, que liderou o estudo, disse: “Quando as vimos nos espaços para vôo, mal podíamos mantê-las sobre controle. Elas eram tão incrivelmente rápidas, pois são feitas para voarem muito bem”.
O equipamento de gravação usado pelos pesquisadores envia sinais de radar na vertical, em forma de cone, a uma altitude de quase 1,5 km. Ele é capaz de detectar o sentido de voo, de velocidade e altitude, de todos os objetos que passam através deste espaço aéreo. Ele também pode detectar o tamanho e a forma de cada item, o que permitiu que a equipe identificar as joaninhas e seus respectivos desempenhos. Enquanto a maioria das joaninhas foi detectada em altitudes mais baixas,
Curiosidades na internet


