Estudo aponta que ondas de rádio afetam aves migratórias

TudoSobreTech

Exemplar de tordo, ave que participou do experimento (Foto: Tony Wills/Wikimedia Commons) Exemplar de tordo, ave que participou do experimento (Foto: Tony Wills/Wikimedia Commons)

Ondas de rádio interrompem o “compasso” magnético das aves, revelou um estudo feito com tordos publicado na revista “Nature”, que pode alimentar a discussão sobre a segurança dos dispositivos eletrônicos. Em um experimento longo e cuidadoso, cientistas alemães descobriram que os tordos migratórios ficaram desorientados quando expostos a campos eletromagnéticos em níveis muito abaixo do limite de segurança para os seres humanos.

As frequências estavam na faixa das ondas médias usadas na rádio AM, não utilizada nos celulares, que tem a segurança contestada por alguns ativistas. “Durante décadas, tem-se discutido acaloradamente se os campos eletromagnéticos produzidos pelo homem afetavam processos biológicos, inclusive a saúde humana”, escreveram os autores do estudo, da Universidade de Oldenburg.

Os testes demonstraram “um efeito replicável de ruído eletromagnético antropogênico [produzido pelo homem] no comportamento de um vertebrado intacto”.

Há muito tempo se acredita…

Ver o post original 390 mais palavras