- Record continua sob ataque dos cibercriminosos, afirma Ricardo Feltrin;
- Emissora possuía um backup com a programação;
- Ataques de ransomware se tornam cada vez mais comuns contra empresas.
A emissora Record TV teria conseguido recuperar os arquivos roubados pelos hackers no último sábado, segundo o jornalista Ricardo Feltrin. Entretanto, a emissora ainda segue sendo alvo de ataques de cibercriminosos.
De acordo com as fontes internas ouvidas pelo jornalista, a equipe de tecnologia da informação da Record foi capaz de recuperar os arquivos sequestrados graças a um “espelho”, isto é, um backup da programação roubada pelos hackers.
No último sábado, a emissora foi alvo de um ataque cibernético, em que hackers invadiram o sistema da empresa e conseguiram sequestrar o conteúdo programado para entrar no ar, pedindo em troca da liberação das filmagens e fim dos ataques um valor de R$ 25 milhões.
Esse tipo de ataque conhecido como ransomware está se tornando cada vez mais comum contra grandes empresas. Uma pesquisa de agosto de 2022 revelou no Brasil por semana 1.540 empresas sofrem desse tipo de ataque.
No caso da Record, a ação dos criminosos foi extremamente danosa para a operação do canal de televisão, que se viu na necessidade de alterar a programação às pressas substituindo o telejornal no meio do tempo de ar por Todo Mundo Odeia o Chris.
Segundo Feltrin, os hackers utilizaram um vírus conhecido como BlackCat, desenvolvido pela organização de mesmo nome, e ainda estão atacando a empresa. A emissora ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto, mas já está trabalhando com especialistas e com agentes policiais para solucionar o caso.
Ataques hackers são tentativas de criminosos, os hackers, de danificar ou destruir uma rede de sistemas. Essas violações podem fazer com que dados sigilosos sejam roubados ou expostos, podendo causar o roubo de identidade e extorsão do titular dos dados. As informações são do TJ de Santa Catarina.
O uso correto do termo hacker
Hackers são pessoas com um conhecimento profundo de computação que trabalham desenvolvendo e modificando softwares e hardwares, não necessariamente para cometer algum crime. Por isso associar hackers a crimes é um erro.



Você precisa fazer login para comentar.