Pesquisadores da Universidade de Tóquio e de Kyoto, no Japão, encontraram uma forma um tanto inusitada de reduzir acidentes com carros autônomos: colocando olhos nos veículos. Os resultados da pesquisa foram publicados em um estudo intitulado “Os olhos em um carro podem reduzir os acidentes de trânsito?”
Os olhos, um tanto quanto esbugalhados, foram colocados na frente do veículo de modo a indicar que o sistema do veículo detectou a presença do pedestre e, portanto, se estava desacelerando ou parando. O veículo e o estudo podem ser vistos no vídeo promocional abaixo.
A ideia inicial era criar um substituto para o contato visual, entre o motorista e o pedestre, que pode ser que pode ser um meio crucial de comunicação para evitar situações potencialmente perigosas.
“Se o carro não estiver olhando para o pedestre, isso implica que o carro não reconhece o pedestre. Assim, os pedestres podem julgar que não devem atravessar a rua, evitando possíveis acidentes de trânsito”, escreveram os pesquisadores.
A pesquisa indicou que a maior parte das pessoas se sentiu mais confortável atravessando a rua com um carro que tem olhos “focados” neles.
“Os resultados mostraram que os olhos podem reduzir potenciais acidentes de trânsito e que a direção do olhar pode aumentar a sensação subjetiva de segurança e perigo dos pedestres”.

Para reduzir acidentes, pesquisadores colocaram ‘olhos’ em carros autônomos


Você precisa fazer login para comentar.