Acesse:http://gigaom.com/mobile/technology-breakthrough-may-let-phones-see-through-walls/
Enquanto o smartphone de hoje tornou-se um sensor bastante surpreendente para descobrir o mundo real, o smartphone de amanhã pode apenas dar-lhe a capacidade de ter visão de raio-X. Essa é a implicação potencial de uma descoberta da Universidade do Texas, Dallas, onde os pesquisadores dizem ter dado um grande passo para permitir que um telefone para ver uma curta distância através da madeira, paredes, plásticos e outros objetos.
Tudo se resume à capacidade de ponte que é chamado de gap terahertz na faixa do infravermelho. A banda terahertz é em grande parte não utilizada porque a banda é demasiado elevado para a electrónica e muito baixa para os sistemas baseados em luz. Mas uma equipe de engenharia da Universidade do Texas em Dallas descobriu uma maneira de criar imagens com sinais na faixa de terahertz, sem ter que usar várias lentes dentro de um dispositivo. Basicamente, eles são capazes de focalizar a luz sem usar um monte de lentes grandes e toneladas de eletricidade, que é necessário para scanners terahertz existentes.Combinado com a tecnologia CMOS, que é usado na fabricação de muitos dos microchips encontrados em eletrônicos de consumo, os pesquisadores são capazes de criar um chip receptor e uma combinação que poderia trabalhar na parte de trás de smartphones.
Os pesquisadores estão limitando o alcance da visão de raios-x para apenas cerca de quatro centímetros fora de preocupações com a privacidade. Então, não haverá quaisquer sonhos escola-boy de peering para o vestiário das meninas. Mas, mesmo nesse intervalo, eles dizem que poderia ser útil para uma série de aplicações, tais como a detecção de tumores e diagnosticar a doença através de análise da respiração para usos simples, como encontrar um garanhão em uma parede ou documentos de autenticação.
“Criamos abordagens que abrem uma parte anteriormente inexplorada do espectro eletromagnético para uso do consumidor e salvam vidas aplicações médicas”, disse o Dr. Kenneth O, professor de engenharia elétrica na UT Dallas, que está liderando o projeto. “A faixa de terahertz é cheio de potencial ilimitado que poderia beneficiar a todos nós.”
Isso ainda vai demorar um pouco para se tornar um produto real. Mas é um olhar interessante a forma como um smartphone pode se tornar ainda mais dotado de recursos legais futuristas.
Obs.: Caso haja erros de português e de concordância são devido a este texto ter sido traduzido “automaticamente” pelo serviço de tradução on-line gratuito que traduz instantaneamente textos e páginas da web.
Curiosidades na internet


