01 - Curiosidades na Internet

Começam os testes para o bandalarga.0800.br

Acesse:http://www.mc.gov.br/tema-telecomunicacoes/noticias-telecomunicacoes/25418-comecam-os-testes-para-o-bandalarga-0800-br

Começaram neste sábado, dia 14, na cidade de São Sebastião, DF, os testes para a implantação do projeto-piloto de banda larga 0800 para acesso via smartphone, desenvolvido pela Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do GDF e operadoras de telefonia. O banda larga 0800 funciona do mesmo modo que na telefonia, ou seja, quem paga é o destinatário da chamada.

Bandalarga 0800 DSC01169

O evento, que reuniu a comunidade de São Sebastião no Ginásio São Bartolomeu, contou com a presença do governador do Distrito Federal em exercício, Tadeu Filipeli; do secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão; do secretário de Ciência e Tecnologia do GDF, Gustavo Brum; do representante do Sinditelebrasil, Luiz de Melo Júnior e representantes das operadoras: Leandro Guerra, da Tim; Edvaldo Miron, da Oi; Raimundo Duarte, da Claro, e Antônio Pettersen, da Vivo.

Bandalarga 0800 DSC01162

Segundo o secretário Martinhão, este é um projeto único no mundo, “uma solução inovadora para levar serviços públicos a quem hoje não dispõe de acesso à banda larga”. Acrescentou que não só os serviços públicos, mas também sites de compra digital ou de quem aderir ao projeto, “ficarão ao alcance de um toque”, destacou.

As operadoras Oi, Tim, Claro e Vivo, parceiras do Ministério das Comunicações no projeto, distribuíram 20 smartphones cada uma, a 80 pessoas selecionadas pelo Governo do Distrito Federal. Durante 15 dias, essas pessoas poderão acessar a página http://bandalarga.0800.br, desenvolvida pela Secretaria de Telecomunicações, que vai apresentar notícias e informações de utilidade pública.

Segundo Martinhão, as 80 pessoas escolhidas foram selecionadas de modo a refletir a população brasileira, reunindo cidadãos com diferentes características de escolaridade, idade, ocupação. Foi incluída também uma jovem estudante com deficiência auditiva, Isabella Vieira da Silva, que declarou “estar ansiosa e satisfeita por participar do grupo de testes e poder explorar a internet com um celular tão avançado e gratuitamente”.

Bandalarga 0800 DSC01158

O cozinheiro Reginaldo Sena, outro contemplado, destacou o interesse em acessar a internet de graça porque, segundo ele, “vai aumentar muito as opções de quem não tem como pagar por este serviço”.

Durante o evento, foi realizada uma pesquisa entre os beneficiados que responderam a um questionário sobre suas expectativas, renda familiar e hábitos de acesso à rede mundial de computadores. Ao final do teste, voltarão a responder nova pesquisa  para relatar suas experiências e sugestões.

Os 80 smartphones pré-pagos distribuídos são todos de última geração e estão programados para não realizar a cobrança do acesso ao site, a fim de testar a ferramenta 0800. Entretanto, a página desenvolvida pelo MiniCom poderá ser acessada por qualquer pessoa, mas apenas os 80 participantes do teste não serão cobrados.

O secretário Maximiliano Martinhão espera que a tecnologia possa ser expandida para todo o país. Segundo a diretora do Departamento de Serviços de Universalização de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Miriam Wimmer,  implementar o banda larga 0800 em todo o país “dependerá do interesse de empresas privadas e órgãos públicos que queiram contratá-lo”. Segundo Wimmer, algumas empresas já manifestaram interesse em participar, mas só depois do período de testes poderão ter uma visão melhor de todo o processo de funcionamento e aceitação da nova tecnologia.

Curiosidades na internet

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.