Especialista fala sobre novo laser para combater micose nas unhas

Acesse:http://uipi.com.br/destaques/destaque-2/2012/08/28/especialista-fala-sobre-novo-laser-para-combater-micose-nas-unhas/

A primavera se aproxima e com ela a vontade das mulheres de deixar os pés a mostra. O problema é que  algumas  vezes o inverno deixa marcas não muito agradáveis. A micose, um gênero de infecção fúngica, pode causar frieiras, coceira, vermelhidão e fissuras doloridas entre os dedos dos pés.  Além disso, podem aparecer unhas quebradiças, mais grossas e com cor diferente do normal. Existem ao todo cerca de 230 mil tipos de fungos, mas apenas 100 tipos dele causam infecções.

Segundo pesquisa realizada por uma companhia farmacêutica, com 8 mil brasileiros, foi identificado que 30%  dos entrevistados, tinham micose. Normalmente, as unhas mais afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e quente, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o crescimento dos fungos que se aproveitam da queratina para alimentar-se.

Para combater esse incômodo, chega ao Brasil o laser ND: YAG 1064nm, uma novidade que promete revolucionar o tratamento deste tipo de doença. A Dra. Carla Góes Pérez, médica-cirurgiã, pós-graduada em Medicina Estética pela Universidade John F. Kennedy, é uma das pioneiras no uso de laser em seus pacientes para diversos tratamentos e apresenta, no Brasil, a primeira forma de aplicação para as unhas.

“Em condições favoráveis como ambientes úmidos e quentes, os fungos se reproduzem rapidamente e podem originar um processo infeccioso que, dependendo do fungo ou da região afetada, pode ser superficial ou profundo. O tratamento convencional pode demorar até mais de um ano, de acordo com o grau da micose diagnosticada. Com o laser, os resultados são garantidos e começam a aparecer nas primeiras sessões”, afirma a Dra. Carla Góes Pérez.

“Uma sessão a cada 15 dias no primeiro mês, depois uma vez ao mês”, disse.

Ainda de acordo com a especialista, é preciso enxugar bem os pés após o banho, não utilizar materiais de manicure, toalhas e roupas que não sejam de uso individual e evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos . Pequenos cuidados podem fazer a diferença.

Curiosidades na internet