Com design inovador, “avião ninja” ganha investimento de 100 mil dólares da Nasa

Acesse:http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/-aviao-ninja-ganha-investimento-de-100-mil-dolares-da-nasa-20120909.html?question=0

Cientistas desenvolvem aeronave supersônica em formato de estrela ninja

aviao_ninjaDivulgação/University of Miami

Modelo pode ser até 30% menos combustível que aeronaves comuns

Cientistas americanos trabalham no projeto de um avião que, com uma forma parecida a uma estrela ninja, pode girar 90 graus no ar para voar de lado e alcançar assim velocidades supersônicas.

A aeronave é capaz de fazer o trajeto entre Nova York (Estados Unidos) e Tóquio (Japão) em quatro horas. Em entrevista à Agência Efe,  professor de engenharia aeroespacial da Universidade de Miami e responsável pelo “avião ninja”, Ge-Chen Zha, explica seu projeto:

— É um avião bidirecional, que respeita o meio ambiente com consumo eficiente, é economicamente viável e capaz de transportar passageiros a velocidades supersônicas.

Segundo o cientista, a diferença do modelo está na sua fuselagem. Nos aviões convencionais o corpo, em forma de tubo com duas asas inseridas aos lados, não é eficiente para romper a barreira do som (aproximadamente 1.226 km por hora)

Já o avião bidirecional conta com duas cabines de pilotagem e é simétrico tanto pelo eixo longitudinal como pelo transversal – o que permite que ele gire sobre si mesmo durante o voo para tirar proveito aerodinâmico de ambas as posições.

O cientista explica que, além de mais rápido, o avião em formato de estrela também tem outras vantagens:

— É projetado para ser mais silencioso, mais rápido e muito mais eficiente do que outros aviões supersônicos

O design futurista do avião bidirecional mereceu um empréstimo de 100 mil dólares da Nasa (agência espacial americana), que tem um programa para ajudar a financiar projetos que possam representar grandes avanços em inovação e uma potencial transformação das missões espaciais.

Curiosidades na internet