Acesse:http://gigaom.com/2012/09/11/opus-audio-codec-ietf/
Trazendo-plugin gratuito de voz e vídeo chat para o navegador ficou um pouco mais fácil: Mozilla e da Fundação Xiph oficialmente lançou a versão 1.0 de seu aberto e livre de royalties Opus codec de áudio terça-feira. O codec também pode ser usado por serviços de música como o Spotify.

MP3, cuidado, há um codec novo na cidade. Mozilla ea Fundação Xiph anunciou o lançamento da versão 1.0 de um novo codec de áudio chamado Opus terça-feira, que foi desenvolvido em conjunto pelas duas organizações, em colaboração com o Google, a unidade Skype, da Microsoft, Broadcom e Octasic. A liberação vem apenas um dia depois de o Internet Engineering Task Force (IETF) Opus oficialmente padronizada como RFC 6716.
Opus foi originalmente desenvolvido com banda estreita, aplicações em tempo real em mente, incluindo áudio e vídeo chat. Ele funciona com bitrates tão pouco quanto 6 kbps, o que o torna uma excelente escolha para aplicações de VoIP e vídeo bate-papo em redes de dados móveis. No entanto, o codec também suporta taxas de bits até 510 kbps em estéreo completa 48 kHz. “É o codec Um”, Xiph.org fundador Monty Montgomery disse-me via IM manhã de terça.
Xiph Montgomery Fundação anteriormente liderou o desenvolvimento de Ogg Vorbis , um codec aberto e livre de royalties de áudio que estava em um suposto ponto de substituir o popular formato MP3. MP3 foi desenvolvido pelo alemão Fraunhofer Institute, que tem sido o licenciamento do codec para uso comercial desde então. Qualquer um usando MP3 para um serviço de música comercial tem de desembolsar mais de 2 por cento das receitas geradas com o formato eo uso do codec em aplicações como o iTunes ou até mesmo jogos de vídeo custa dinheiro também.
Ogg Vorbis nunca realmente pegou com os usuários finais, mas está alimentando alguns grandes aplicações sob o capô. Spotify, por exemplo, usa o concorrente MP3 para transmitir música para o seu aplicativo de desktop , eo codec é usado também por jogos de vídeo populares como World of Warcraft. Algumas dessas empresas pode estar inclinado a mudar para Opus, Montgomery disse.”Opus tem menor sobrecarga, sem cabeçalhos grandes escalas melhor … é apenas um codec melhor,” ele me disse.
Ainda assim, é provável que um dos principais casos de uso para Opus será comunicação em tempo real. O codec tem baixa latência, e pode se adaptar às mudanças nas condições de largura de banda, sem qualquer necessidade de rebuffering. Opus vai desempenhar um papel fundamental na WebRTC, o quadro de mensagens em tempo real nova apoiado pelo Google e outros que se destina a permitir chat de voz e vídeo no navegador sem a necessidade de qualquer plug-ins adicionais. Firefox já está apoiando reprodução nativa de Opus, e Google manifestou interesse em enviá-lo como parte do Chrome também.
Imagem cortesia do usuário do Flickr ghewgill.
Obs.: Caso haja erros de português e de concordância são devido a este texto ter sido traduzido “automaticamente” pelo serviço de tradução on-line gratuito que traduz instantaneamente textos e páginas da web.
Curiosidades na internet

