Zé Carioca ganha histórias inéditas após dez anos; veja página exclusiva

Acesse:http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1181206-ze-carioca-ganha-historias-ineditas-apos-dez-anos-veja-pagina-exclusiva.shtml

O papagaio mais malandro e preguiçoso dos quadrinhos completou 70 anos com uma novidade: Zé Carioca voltará a ter quadrinhos inéditos a partir de 2013.

A iniciativa é uma parceria da Disney com a editora Abril, que pretende voltar a produzir histórias exclusivas dos personagens de Walt Disney para o público brasileiro. Atualmente, os gibis recebem histórias inéditas criadas na Europa, principalmente na Itália.

As novas aventuras do papagaio ficaram a cargo de Arthur Faria Jr. e Luiz Podavin, desenhistas responsáveis por criar algumas das histórias de Zé Carioca entre as décadas de 70 e 90.

As primeiras delas já serão publicadas no início do próximo ano, no segundo e último volume da coleção “Zé Carioca 70 Anos”. O primeiro já está nas bancas.

Veja páginas exclusivas e confira o traço dos personagens:

© Disney/Reprodução
© Disney/Reprodução

CARIOCA?

Zé Carioca foi criado após uma viagem de Walt Disney ao Brasil em 1941.

Não se sabe muito bem quem inspirou Disney a desenvolver o personagem. Porém, apesar do nome, muitos acreditam que os desenhistas se basearam, na verdade, em um paulista: o músico José do Patrocínio Oliveira, o Zezinho, que chegou a tocar com Carmen Miranda.

Ele era tão parecido com o personagem que Disney não cansava de dizer que o músico tinha “nariz de papagaio”.

Curiosidades na internet