Em mãos: brincamos com o Firefox OS

Acesse:http://tecnoblog.net/123034/firefox-os-video-hands-on/

Gravamos um vídeo para mostrar o que o Firefox OS pode fazer.
Primeiro smartphone com Firefox OS deve aparecer no segundo semestre.

Tecnoblog na Campus Party 2013

Este é o Keon, um smartphone com Firefox OS voltado para desenvolvedores

Em coletiva de imprensa feita hoje na Campus Party, Telefônica Vivo, Mozilla Foundation e Geeksphone mostraram o aparelho destinado a desenvolvedores com o Firefox OS e também falaram um pouco sobre os planos de lançamento no Brasil. O Tecnoblog esteve lá, e teve a chance de testar um pouco o Firefox OS. Veja o que achamos do sistema operacional móvel da Mozilla e o que você pode esperar dele.

Com lançamento programado para o segundo semestre de 2013, o primeiro smartphone com Firefox OS a ser lançado no Brasil será um modelo voltado principalmente para o usuário comum, sem milhões de recursos e tela gigantesca. Pelo que pudemos observar, o Keon é um smartphone simples, pequeno e leve, bem diferente do Galaxy S III ou do iPhone 5.

firefox-os-1firefox-os-2firefox-os-3firefox-os-4

Mas não pense que o hardware modesto implica sistema lento: como o Firefox OS utiliza apenas três camadas (Linux, Gecko, Firefox) e seus aplicativos são desenvolvidos em HTML5, a promessa é que o sistema seja bem rápido e estável. O modelo que testamos é produzido pela Geeksphone. Ele possui o hardware abaixo, e como podemos ver, não é nada demais:

  • Processador Qualcomm Snapdragon S1 de 1 GHz
  • 512 MB de RAM
  • 4 GB de armazenamento interno mais slot para microSD de até 32 GB
  • Câmera de 3 megapixels
  • Tela de 3,5 polegadas (320×480 pixels)
  • Bateria de 1.580 mAh
  • Suporta tanto 2G quanto 3G (mas não terá suporte a 4G)
  • Wi-Fi, acelerômetro, GPS e conector microUSB

A bateria de 1.580 mAh pode parecer pouco frente ao que vemos hoje em dia, mas Rodrigo Silva-Ramos, CEO da Geeksphone, nos assegurou que, dada a arquitetura do Firefox OS, a bateria pode durar bastante: a meta é chegar a 48 horas de uso intenso.


Inscreva-se no nosso canal no YouTube e assista aos vídeos em primeira mão

Os preços dos aparelhos para o consumidor final não foram divulgados e, embora um representante da Mozilla tenha comentado em outros eventos que a expectativa era manter o aparelho em torno de US$ 100 no mundo todo, um representante da Telefônica Vivo lembrou que o Brasil cobra impostos muito altos, e isso acabaria impactando no preço final dos aparelhos. O plano inicial é lançar aparelhos mais simples com preços menores, mas nada impede que no futuro tenhamos aparelhos com Firefox OS batendo de frente com vários modelos topo de linha.

firefox-os-8firefox-os-7firefox-os-6firefox-os-5

Apenas 174 Keon estão disponíveis no Brasil, e estão sendo distribuídos na Campus Party, para desenvolvedores que participaram do Hackathon da Mozilla Foundation e também de outras tarefas. Se você é desenvolvedor e está na Campus Party, fique de olho na mesa da Mozilla, de repente você consegue um.

Nos testes que fizemos com o Keon rodando Firefox OS, foi possível notar um sistema leve e simples de usar, com alguns lags e travamentos ocasionais, mas aceitáveis, considerando que é um sistema de testes ainda. O multitarefa é bem inteligente, bastando clicar em um ícone ou “jogar” a janela para cima para fechar o programa.

Curiosidades na internet