Vídeo captura lula gigante no fundo do mar pela primeira vez

Acesse:http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2013/01/video-captura-lula-gigante-no-fundo-do-mar-pela-primeira-vez.html

 Cientistas japoneses, em parceria com a NHK e o Discovery Channel, flagraram o que eles dizem ser as primeiras imagens de uma lula gigante viva em seu habitat natural
Cena do vídeo capturado em julho de 2012 mostra uma lula gigante de 3 metros, agarrada a outra menor (Foto: Divulgação/NHK/Discovery Channel)
Cena do vídeo capturado em julho de 2012 mostra uma lula gigante de 3 metros, agarrada a outra menor (Foto: Divulgação/NHK/Discovery Channel)

 

Imagens capturadas por duas redes de televisão internacionais flagraram, pela primeira vez, uma lula gigante nadando em seu habitat natural. O animal foi filmado em uma profundidade de 630 metros no Oceano Pacífico, a 15 quilômetros da ilha Chichi, pertencente ao Japão. O vídeo, de julho de 2012, só foi divulgado nesta segunda-feira (7).

A descoberta se deu por meio de uma parceria entre o Museu Nacional de Ciência do Japão e a emissora local NHK e a americana Discovery Channel. Cientistas utilizaram um submarino para descer até profundezas escuras do norte do Pacífico. Depois de 100 missões e mais de 400 horas, a equipe conseguiu encontrar e filmar a lendária lula.

A tripulação seguiu o animal até uma profundidade de 900 metros, onde não conseguiram mais vê-lo por conta da escuridão. A amostra encontrada tinha três metros de comprimento, cor prata e enormes olhos negros. Os cientistas afirmaram que a criatura não possuía dois de seus maiores membros. Com eles, poderia medir até 8 metros de comprimento.

Segundo os especialistas, é o primeiro vídeo de uma lula gigante viva nadando eu seu habitat natural – as profundezas do mar, onde há pouco oxigênio e o peso da água exercendo enorme pressão. Tsunemi Kubodera, especialista em lulas que fez parte da descoberta, havia capturado em 2006 um vídeo que dizia ter sido o primeiro de uma lula gigante. O animal, porém, foi pescado e filmado na superfície.

Com o novo vídeo, Kubodera espera descobrir mais sobre a vida da espécie. A lula gigante – cientificamente Architeuthis spp. – é comumente descrito pelos cientistas como um dos mistérios do oceano, já que vive em áreas profundas e de difícil alcance.

Continue lendo …Clique aqui

curiosidades na internet