Conheça o ASUS Fonepad, um tablet capaz de fazer ligações

Acesse:http://canaltech.com.br/analise/tablets/Conheca-o-ASUS-Fonepad-um-tablet-capaz-de-fazer-ligacoes/

ASUS FONEPAD

Parece que temos um campeão na guerra entre quem fabrica o maior smartphone da atualidade. Depois de a Samsung ter anunciado o seu Galaxy Mega, modelo com tela de 5,8 ou 6,3 polegadas, a ASUS, em parceira com a Intel, lançou um modelo de nada menos do que 7 polegadas, o ASUS Fonepad. Para imaginar o que é um smartphone deste tamanho, basta pegar um tablet qualquer de 7 polegadas e colocar na orelha para atender a uma chamada telefônica.

O design do Fonepad é muito semelhante ao do Nexus 7, também fabricado pela empresa. É bastante fino, com 10,4 milímetros, mesma largura encontrada em muitos modelos de smartphone, mas seus 19,6 centímetros de altura e 12 de largura contam uma história diferente: é um tablet. Um tablet que pode fazer ligações, mas ainda assim um tablet.

ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD ASUS FONEPAD
ASUS FONEPAD

ASUS FONEPAD 

Trazendo um processador Intel single-core rodando a 1,2 GHz (o que já é relativamente ultrapassado, considerando a velocidade com que os smartphones evoluem), o Fonepad é capaz de lidar com todas as tarefas que esperaríamos de um tablet, como aplicativos de produtividade e alguns jogos um pouco mais pesados. Rodamos Dead Trigger e Real Racing 3 sem nenhum problema, o que é esperado, já que sua GPU, a PowerVR 540, é a mesma do Razr i.

Como dissemos em nosso hands-on, a tela do Fonepad é exatamente a mesma que equipa o Nexus 7, também fabricado pela ASUS. Esta é uma excelente notícia, já que estamos falando de uma resolução alta para os padrões atuais (1280×800) com tecnologia IPS e retroiluminada por LEDs, sendo de uma qualidade consideravelmente melhor do que a oferecida pela maioria dos tablets do mercado, que trazem resolução 1024×600.

A pegada do Fonepad é excelente para segurar com uma das mãos, longe do que seria ideal para um smartphone, mas acima da média para um tablet de 7 polegadas. Para quem quer um dispositivo para fazer pesquisas na internet e rodar algum game casual, a tela tem o tamanho ideal, sendo ao mesmo tempo grande e portátil. No entanto, utilizá-lo como telefone é, para dizer o mínimo, ridículo. A recepção de áudio não é tão boa e a estética, então, nem se fala.

Podemos considerar o Fonepad como um tablet com boa resolução e processamento acima da média com a vantagens de fazer ligações, mas nunca, jamais, em hipótese nenhuma como um smartphone.  Desculpe-nos, ASUS, vocês exageraram no tamanho a ponto de fazer com que qualquer phablet, como o Galaxy Note II (que tem “somente 5,5 polegadas”), pareça pequeno. Se  ao menos um fone capaz de atender ligações fosse incluído na embalagem, nós até poderíamos considerá-lo como um quebra-galho, já que a maioria dos smartphones traz um… mas não é o caso.

Conclusão

O ASUS Fonepad pode ser encontrado pelo preço sugerido de R$ 1099, sendo que algumas lojas o oferecem por um preço abaixo de R$ 1000. Se formos bastante otimistas, ele é um tablet com conexão 3G impressionantemente barato, já que este recurso encarece bastante qualquer dispositivo, mas quem comprá-lo para utilizar como smartphone vai lidar com vários problemas de portabilidade.

A conexão 3G é a única vantagem do Fonepad em relação ao Nexus 7 (que só possui uma versão Wi-Fi), já que este traz uma versão mais atualizada do Android e um chip consideravelmente mais poderoso, o Tegra 3. O SoC Intel é até capaz de fornecer uma boa experiência de uso, mas não pode bater o chip da NVIDIA, já que este é um quad-core que roda com frequência maior e temGPU mais poderosa para aplicações gráficas. Se quiser um tablet de qualidade com um modem 3G, escolha o Fonepad. Para qualquer outro uso, é melhor optar pelo Nexus 7.

Vantagens

  • Bom processamento;
  • Tela de qualidade;
  • Conexão 3G capaz de realizar ligações;
  • Bateria de longa duração.

Desvantagens

  • Impraticável utilizá-lo como smartphone (é um tablet, não importa o que a ASUS diga);
  • Lançamento recente que não traz a última versão do Android;
  • Embalagem não inclui um fone de ouvido para ligações telefônicas.

Curiosidades na internet