Os pratos autolimpantes que não precisam ser lavados

Acesse:http://hypescience.com/os-pratos-autolimpantes-que-nao-precisam-ser-lavados/

self-cleaning-plate-1

Uma nova pesquisa das suecas Hanna Billqvist e Anna Glansén está estudando uma maneira de tornar a convivência de casais mais pacífica: elas querem criar um prato “autolimpante”, imbuído com um suposto revestimento especial que o torna impermeável à sujeira e líquidos.

As designers deste conceito intrigante desenvolveram protótipos através de uma colaboração com a empresa de pesquisa de materiais naturais Innventia, e do Instituto Real de Tecnologia da Suécia.

A Federação Sueca de Indústria Florestal encomendou o projeto como um meio de explorar novas maneiras de usar extrato de celulose, colhido das paredes celulares de plantas fibrosas. A louça autolimpante é composta por uma variação especial da substância, conhecida como nanocelulose, que não é apenas leve e maleável, mas também durável o suficiente para resistir a quedas acidentais. Na verdade, a força do material está a par do Kevlar, uma fibra sintética usada na fabricação de coletes à prova de balas.

As propriedades de autolimpeza são adicionadas aos produtos por meio da aplicação de um revestimento super-hidrofóbico que Glansén descreve como totalmente natural e construído para imitar a capacidade da folha de lótus.

Continue lendo…clique aqui…

Curiosidades na internet