Um grupo de pesquisadores japoneses criou um sistema de levitação aérea para pequenos objetos, com ondas acústicas que atuam contra a força gravitacional. Apesar de o princípio físico aplicado não representar propriamente uma novidade, a inovação está no fato de os objetos levitarem em três dimensões em vez de em um plano único.
.
O trabalho, publicado pela Universidade de Cornell sob o título “Manipulação do ar em três dimensões através de ultrassom”, é resultado de uma série de estudos e experiências, nos quais o eixo acústico do feixe de ultrassons ficava paralelo à força da gravidade. Assim, os objetos flutuantes podiam ser manipulados em apenas uma direção ao longo de eixos fixos graças ao controle de fases ou frequência de transdutores.
.
Com os novos avanços, os pesquisadores japoneses fizeram experiências com a manipulação acústica estendida, que permite a levitação e movimento em três dimensões. Para obter o resultado satisfatório, os cientistas utilizaram ondas fixas de ultrassom, provenientes de uma rede de ultrassom.
.
Quem sabe, em pouco tempo, não veremos skates que flutuam, como no filme De Volta para o Futuro.
Curiosidades na internet


