Serra da Bocaina: caminhos e experiências que desembocam na vida caipira

Daniela Filomeno em piquenique com iguarias locais entre a Bocaina, Vale do Paraíba e a Mantiqueira (Foto: CNN Viagem & Gastronomia) Comidas típicas, paisagens rodeadas pelo verde da Mata Atlântica, uma cultura bem preservada e personagens locais que te acolhem como se você fosse da família.

Este é um resumo da Serra da Bocaina, região de fronteiras não muito claras, um emaranhado de caminhos entre São Paulo e Rio de Janeiro que revela ser extraordinário tanto no sentido histórico quanto na imersão na natureza.

E é em meio a esses estados e descobertas que o CNN Viagem & Gastronomia* vai te levar neste sábado (10), a partir das 21h. Potencializado pela pandemia, o brasileiro tem descoberto cada vez mais o nosso país.

De norte a sul, o Brasil guarda destinos não muito explorados. E um desses lugares é a Serra da Bocaina, região entre os dois estados do sudeste – que influencia também cidadezinhas na fronteira de Minas – que não é homogênea: para conhecê-la de fato é necessário atravessar vários lugares, dada sua extensão.

A saber: Bocaina designa um acidente geográfico, título que nomeia uma depressão numa serra. Localizada entre montanhas e relevos acidentados, a Bocaina é uma parte da Serra do Mar que estende-se desde o litoral fluminense, como em Paraty, até o interior de São Paulo. É como um misto entre a cultura caiçara e caipira, uma região de riquezas naturais e culturais imensuráveis….

Serra da Bocaina: caminhos e experiências que desembocam na vida caipira