Descubra os benefícios de usar argila branca e carvão ativado na pele

Se você ama skincare, já deve ter ouvido falar de dois ingredientes naturais que estão bombando, o carvão ativado e a argila branca! Enquanto um proporciona um belo efeito detox, o outro tem um cicatrizante perfeito para quem tem acne. Incrível, né?

A CAPRICHO conversou com especialistas para saber detalhes sobre os benefícios de usá-los na pele. Confira! Por que a argila branca é benéfica para a pele? A argila branca tem efeito cicatrizante, calmante, hidratante, anti-inflamatório e clareador. Além de tratar a pele oleosa ou acneica, também possui uma mistura de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e desintoxicar a pele dos danos causados pelos fatores ambientais, como a poluição. Quais outras argilas também podem ser usadas na pele?

Argila amarela: ajuda a reduzir os poros, regular a oleosidade e uniformizar a textura. Argila marrom: indicada para pessoas que possuem a pele oleosa e acneica. Argila cinza: esfolia a pele e controla a oleosidade graças ao titânio, ajudando a tratar da acne. Argila negra e verde: ativa a circulação sanguínea e possui efeitos adstringentes e detox. Argila vermelha, rosa e roxa: são ideais para peles secas. Existe alguma contraindicação?

O uso não é indicado para peles sensibilizadas ou com lesões. Também deve-se aplicar uma camada fina e tomar cuidado para não exagerar na dose. O ideal é ter a orientação correta de um profissional habilitado da área. Descubra os benefícios de usar argila branca e carvão ativado na pele Qual é o melhor jeito de utilizá-la? E com qual frequência?

Antes de aplicar a argila, é importante lavar o rosto com um sabonete indicado para o seu tipo de pele. Tome cuidado com a área dos olhos, cantinho do nariz e lábios. Deixe agir por 15 minutos. É indicado usá-la apenas uma vez por semana.  Dica: faça o teste alérgico aplicando um pouco da mistura nos punhos e deixe agir por 10 minutos. Caso apresente alguma reação alérgica, suspenda o uso da argila. Para quem ela é indicada?

Ela pode ser usada em todos os tipos de pele, mas tem um efeito ainda melhor nas desidratadas. Apesar do seu efeito co Quais são as indicações de uso? É possível usar a argila com um creme facial. Antes de removê-la de seu rosto, deixe-a secar completamente. Uma outra dica é você fazer duas aplicações, uma para remover as impurezas e a segunda para absorver os minerais da argila que fazem bem para a saúde da pele.

Benefícios do carvão ativado na pele O que é o carvão ativado? O carvão ativado é proveniente da queima da cortiça de lascas de madeira e, por isso, é bastante poroso e tem forma de pó bem fininho. Mas é importante saber a principal diferença entre ele e o carvão da churrasqueira, quanto à sua matéria-prima e ao tamanho da partícula. O carvão da churrasqueira vem da lenha, de uma madeira mais dura e, mesmo que você triture, ele não vira pó.

As partículas do carvão ativa

do são extremamente porosas e funcionam como uma esponja absorvendo a oleosidade e as sujeirinhas da pele, como células mortas e resíduos de maquiagem. Além disso, por serem abrasivos, promovem um afinamento da pele, garantindo brilho e maciez. Por que o carvão ativado é benéfico para a pele?

Ele tem um grande poder de remoção de impurezas, controle da oleosidade, ajuda a reduzir o tamanho dos poros e a remover poluentes, toxinas e até resíduos de maquiagem, deixando a pele com mais luminosidade, uniformidade e maciez, além do seu efeito levemente esfoliante.  Tem alguma contraindicação? O carvão ativado não é indicado para quem tenha algum tipo de alergia a ele e para pessoas com a pele sensível, ressecada ou com rosácea. Qual é o melhor jeito de utilizá-lo? E com qual frequência?

A melhor forma de utilizá-lo é comprando produtos que já tenham o carvão ativado em sua formulação, e nunca tentar adicioná-lo através de receitas caseiras. O uso desse ingrediente pode ser feito de duas até três vezes por semana. Descubra os benefícios de usar argila branca e carvão ativado na pele Para quem ele é indicado? Ele é ótimo para todos os tipos de pele. Na pele oleosa, o carvão se destaca por auxiliar na limpeza e na remoção de compostos que podem agravar o processo inflamatório já presente na pele acneica, como restos de maquiagem. Ele pode ser usado com algum outro produto?

Pode ser usado com cremes hidratantes, sabonetes faciais ou máscaras, podendo ser associado a outros ativos, como a aveia coloidal, que hidrata, diminui a irritação e auxilia no controle da oleosidade cutânea. Ah! E você sabia que a nova máscara facial da CAPRICHO com o Boticário conta com esses dois ingredientes na fórmula?

Ela custa R$32,90* e já pode ser comprada em lojas físicas e e-commerces de O Boticário. Inclusive, já testamos o produto e amamos o resultado!

Quem deu as informações: Dra. Karla Lessa, dermatologista; Claudia Coral, farmacêutica especialista em ativos e vice-presidente da Galena e Argila Branca na pele; Joel Aleixo, alquimista floral da AlkhemyLab by Joel Aleixo; Dra. Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr. André Braz;  Dra. Cristiane Simões, dermatologista do Grupo de Telemedicina Iron; Ludmila Bonelli, Cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle.

*Preço consultado em julho de 2021. Sujeitos a alterações.

Descubra os benefícios de usar argila branca e carvão ativado na pele