Como a poeira mineral na atmosfera afeta o clima da Terra? NASA está descobrindo

A missão EMIT (Earth Surface Mineral Dust Source Investigation, ou “Investigação das Fontes de Poeira Mineral na Superfície da Terra”, em tradução livre), lançada em julho deste ano pela NASA, entregou seus primeiros resultados. Os mapas gerados a partir de seus dados devem ajudar os cientistas a entender como a poeira mineral afeta o clima da Terra.

Onde fica a Estação Espacial Internacional (ISS)?

Rússia afirma que irá abandonar a ISS a partir de 2024

Regiões desérticas são fontes de pequenas partículas de poeira de origem mineral. É sabido que, quando essas partículas são levantadas pelo vento, elas podem aquecer ou resfriar o ar em seu entorno. A questão por muito tempo foi qual o efeito delas em diferentes escalas, da local à global.

Como funciona o EMIT?
O EMIT funciona como um espectrômetro: um sensor que identifica diferentes comprimentos de onda da luz refletida por um objeto. Cada material absorve e reflete a luz de uma maneira diferente, possuindo sua própria “assinatura espectral”, como a impressão digital única de cada pessoa. O instrumento da NASA é capaz de identificar, dessa forma, quais são os minerais sendo carregados pelo vento na atmosfera terrestre

Como a poeira mineral na atmosfera afeta o clima da Terra? NASA está descobrindo