OMS confirma mudança de nome da varíola dos macacos para Mpox; entenda por quê

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta segunda-feira a mudança do nome monkeypox (varíola dos macacos, em inglês) para Mpox. A decisão foi tomada após uma série de deliberações com especialistas globais, afirma a organização. Ela destaca ainda que ambos os nomes poderão ser utilizados durante um período de um ano para que as pessoas se acostumem com a nova nomenclatura. A OMS explica ainda que o termo Mpox pode ser usado em todas as línguas.

“Quando o surto de varíola símia se expandiu no início deste ano, linguagem racista e estigmatizante online, em outros ambientes e em algumas comunidades foi observada e relatada à OMS. Em várias reuniões, públicas e privadas, vários indivíduos e países levantaram preocupações e pediram à OMS que propusesse uma maneira de mudar o nome”, afirma a organização, em comunicado.

Para chegar ao novo nome, a organização ouviu diversos órgãos consultivos, com especialistas que representaram autoridades de 45 países diferentes. “As considerações para as recomendações incluíram justificativa, adequação científica, extensão do uso atual, pronúncia, usabilidade em diferentes idiomas, ausência de referências geográficas ou zoológicas e facilidade de recuperação de informações científicas históricas”, diz a entidade.

OMS confirma mudança de nome da varíola dos macacos para Mpox; entenda por quê