Como funcionam as contas com selo de verificado no WhatsApp?

Já recebeu uma mensagem de um contato com selo de verificação no WhatsApp? O ícone de tique verde indica que a conta comercial é autêntica e reconhecida pelo suporte do próprio mensageiro.


O recurso ainda está disponível somente para grandes empresas e funciona como uma medida de segurança, pois garante que a tentativa de contato pelo WhatsApp é feita por uma conta oficial do estabelecimento. O uso do selo de verificação é comum nas redes sociais para sinalizar perfis oficiais de empresas, figuras públicas ou organizações governamentais.

Selo de verificação no WhatsApp sinaliza que uma conta comercial é oficial (Captura de tela: André Magalhães)
Selo de verificação no WhatsApp sinaliza que uma conta comercial é oficial (Captura de tela: André Magalhães)
É muito comum receber códigos de verificação em dois fatores ou ofertas promocionais pelo WhatsApp a partir dessas contas. Além disso, não é necessário adicionar o número à sua agenda para ver o nome de um contato com o selo.

Como verificar uma conta com selo no WhatsApp
O recurso de verificação ainda é limitado a um grupo restrito de empresas que fazem parte de um programa de teste. Essas companhias recebem uma API do WhatsApp Business, com recursos exclusivos para o gerenciamento de contas pelo mensageiro, e algumas versões incluem o sistema para usar o selo.

Qual é a diferença entre uma conta verificada e confirmada no WhatsApp?
Mesmo sem o selo de verificação, ainda existe outra etapa de autenticação de uma empresa no WhatsApp Business. É possível confirmar o seu número de telefone na plataforma para receber uma identificação de conta comercial.

Contas com o número confirmado recebem funções exclusivas, como a opção de incluir um cardápio, bots de resposta automática e um campo adicional para informações de funcionamento. Além disso, potenciais clientes também podem encontrar um estabelecimento comercial confirmado a partir da função para localizar empresas próximas pelo mensageiro.

Como funcionam as contas com selo de verificado no WhatsApp?