Nuvem é complexo lidar com isso

Acesse:http://gigaom.com/cloud/cloud-is-complex-deal-with-it/


Se você está olhando para a computação em nuvem para simplificar o seu ambiente de TI, eu tenho medo. Tenho más notícias para você.

Sim, você pode encontrar-se ter que se preocupar menos com infra-estrutura, menos sobre como funcionam os sistemas de armazenamento de rede ou o que usar para se conectar um pool de recursos virtualizados, ou mesmo quais as configurações de middleware são ideais para suas aplicações. No entanto, para cada problema eliminado, escolhendo nuvem, você vai encontrá-lo só cria mais problemas que permanecem responsáveis por-e pode até criar alguns problemas novos que você nunca teve de enfrentar antes.

Que é como deveria ser. Deixe-me explicar.

Quando descrevo a computação em nuvem como um modelo de operações centrada em aplicativos, uma das primeiras perguntas que devem vir à mente é “operações de quê, exatamente?” Só porque a nuvem está focada na aplicação, de modo algum implica que a aplicação é tudo o que estiver sendo operado. Na verdade, assim como em qualquer tecnologia de computação desde os primeiros computadores eletrônicos, o aplicativo não pode existir sem miríade de coisas apoiá-lo.

E o mundo não consiste de um pedido único, mas, de fato, milhões de aplicações. A maioria destes estão interligados de alguma forma, ea matriz de código, dados, infra-estrutura, pessoas, políticas, requisitos e assim por diante que compõe modernas de TI é basicamente um sistema interligado muito complexo. Computação em nuvem é apenas uma forma (muito eficaz) de lidar com essa complexidade.

Nuvem como um sistema complexo

O que é interessante é que ele acaba a ciência tem um corpo inteiro de trabalho em torno de sistemas complexos. Um sistema complexo, de acordo com a Wikipedia, é “um  sistema composto de partes interligadas que apresentam como um todo uma ou mais propriedades (comportamento entre as propriedades possível) não é óbvio a partir das propriedades das partes individuais. “

Isso é certamente verdade do moderno ambiente de TI interligados. Basta olhar para sistemas automáticos de trading e do famoso “crash flash” para um exemplo de sistemas projetados para retornos do mercado reagiu aumentando uns aos outros de uma maneira que temporariamente caiu nesse mercado muito. Outros exemplos abundam, e tenho certeza que o seu próprio ambiente de TI, muitas vezes se comporta de forma que nenhuma aplicação única ou outro elemento foi projetado para fazer explicitamente.

O que a ciência nos ensina sobre sistemas complexos é que eles são feitos de muitos agentes individuais, cada qual efeito e são afetados pelos agentes em torno deles. Os loops de feedback de eventos criados por agentes que afetam uns aos outros, direta e indiretamente, combinado com os mecanismos que escolher comportamentos para, em resposta a esses eventos, se combinam para criar o comportamento do sistema que é tão imprevisível.

Nuvem como um sistema adaptativo

A coisa é, no entanto, uma certa classe de sistemas complexos, sistemas adaptativos complexos, têm a característica adicional de que eles podem mudar seu comportamento em resposta ao sucesso ou fracasso de comportamentos anteriores quando um determinado evento ocorre ou quando uma determinada série de eventos ocorre. Esta capacidade de “aprender” e se adaptar ao ambiente em torno do sistema cria resultados surpreendentes, incluindo muitos dos mais ricos, os sistemas duradoura e poderosa em nosso universo.

Pense biologia. Pensam que a econômia. Acho que os ecossistemas.

TI é adaptativo, em que a funcionalidade ganhar sobrevive e prospera, enquanto perder a funcionalidade morre e desaparece. Assim, aqueles que investem na construção de tecnologias de TI estão constantemente buscando formas para a sua tecnologia para sobreviver em um ambiente em mudança, muitas vezes hostil.

Se uma aplicação ou função ou até mesmo apenas uma linha de código não agregam valor ao meio ambiente ou, pior ainda, negativamente atrapalha o valor do meio ambiente será removido ou alterado, de uma forma ou de outra. Aqueles que dependem de TI estão constantemente buscando formas de otimizar aplicativos, dados e tecnologias para tirar o máximo proveito de seus ambientes de sistemas.

O resultado é a inovação constante, e uma constante adaptação às nossas necessidades como as empresas e indivíduos. Nem sempre é bonita, como dizem, mas até agora tem sido bastante eficaz. (Devo observar que este mesmo se aplica a pouca freqüência modificado “legado” aplicações, não há uma decisão em curso para não modificar essa aplicação, e assim continua a sobreviver.)

O desenvolvedor de DNA

Eu quero deixar você com um último pensamento, no entanto. Uma das coisas sobre os sistemas adaptativos complexos são os traços de aprendizagem ou adaptação dos agentes no sistema. No mundo da evolução, o principal agente de aprendizagem ou mudança do DNA. No mundo de TI, o agente da aprendizagem ou mudança é o engenheiro ou desenvolvedor de software.

Se algo der errado com um aplicativo, os desenvolvedores estão no gancho para corrigi-lo, alterá-lo ou matá-lo. Se hardware existente não conseguir criar novas oportunidades para inovar, engenheiros encontrar novas abordagens para introduzir no ecossistema para agitar as coisas.

No entanto, os desenvolvedores e engenheiros só pode fazer essas mudanças um, ou alguns, os componentes de cada vez. Ninguém pode configurar o “sistema” para trabalhar de forma esperada. Tudo que você pode fazer é monitorar constantemente o sucesso ea eficácia das tecnologias de implantar na nuvem, e constantemente ajustá-los para torná-los tão útil quanto eles podem estar naquele ambiente.

Cabe às pessoas para tornar as tecnologias que sobrevivem em nuvem como um sistema complexo componente de cada vez. Que é, bem, como você lida com isso.

Imagem cedida por usuário do Flickr gruntzooki
Curiosidades na internet