Em tempo de clima frio, os cabelos também precisam de cuidados especiais para recuperar o brilho e pôr fim às pontas duplas, comuns nesta época do ano. Listamos os tratamentos que dão aquele choque de luz nos fios
“Ao contrário do que muita gente pensa, o inverno também resseca os cabelos, pois nesta época do ano o corpo produz menos oleosidade no couro cabeludo, o que é vital para que os fiosfiquem nutridos”, conta Eron Araújo, cabeleireiro do salão Blend(SP). Para reverter o quadro, ele recomenda o uso de produtos de tratamentono dia a dia, que reponham nutrientes de acordo com a necessidade da fibra capilar.
Vale lembrar que os crespos costumam sofrer mais com o problema, pois apresentam forma irregulardesde a raiz. Essa característica prejudica a distribuição da oleosidade naturalem todo o fio, o que deixa os cabelos mais embaraçados e ressecados nas pontas.
“Quando o cabelo está muito danificado, indico um tratamento profissional uma ou duas vezes por mês e manutenção em casa três vezes por semana”, acrescenta Renato Fuzz. Seguindo o conselho dos experts, a Corpo a Corporeuniu tratamentos topspara dar um up no look. Escolha o seu!
Coquetel de força
O Shake de Brilho, da Redken, é indicado para cabelo desnutrido e, principalmente, opaco. É realizado com dois concentrados de proteínas: Shot Extreme e Shot All Soft + Óleo Argan 6. O processo começa com a aplicação do Shot Extreme no cabelo limpo. Após pausa de cinco minutos, os fios são borrifados com Shot Phix 3.5, se não tiverem nenhum processo químico, ou com Shot Phix 5.5, caso sejam quimicamente tratados. “Ambos os produtos selam as cutículas e estabilizam o pH dos fios”, explica WilliamCarvalho, cabeleireiro do Jacques Janine Villa Lobos (SP).
Após pausa de cinco minutos, os fios são enxaguados e recebem a mistura da máscara All Soft + Óleo Argan 6. Cinco minutos depois, os produtos são enxaguados. Antes da secagem, recebem o leave-in Supple Touch + Óleo Argan 6, para proteção térmica. São indicadas quatro sessões quinzenais.
Em casa: “Para manutenção, use a máscara All Soft + Óleo Argan 6 a fim de prolongar o resultado obtido no salão”, aconselha William Carvalho
Efeito potente
O Ritual Kérathermie, de Kérastase, promove uma plástica capilar capaz de deixar o cabelo mais resistente, fortalecido, com maciez, brilho e volume controlado. É indicado para cabelos crespos, lisos, ondulados e quimicamente tratados. A fórmula é rica em ativos como queratina, ceramidas e agentes exclusivos da marca, como Concentré Vita Ciment.
Depois de lavar os fios com o xampu da linha, é aplicado um concentrado com massagem mecha a mecha. O cabelo, então, é seco em 40% e recebe uma máscara reconstrutiva, que age por 15 minutos. No fim, os fios são escovados. O ideal é realizar o procedimento a cada 30 dias.
Em casa: “Use protetor termoativado e lave os fios após atividade física, pois o suor produz uma substância nociva ao cabelo e ao couro cabeludo”, ensina Cesar Augusto, cabeleireiro da rede Mirage Intercoiffure(RS).
Sem pontas duplas
O Tratamento a Frio combate pontas duplas, independentemente do tipo de cabelo. “Para começar, lavamos os fios com xampu de menta, erva-doce e chá-verde, que limpa bem o couro cabeludo e equilibra o pH. Depois, aplicamos um estimulante no bulbo, tonificando os fios. Em seguida, vem um gel defrisante para hidratar, melhorar a elasticidade e a flexibilidade do cabelo. Depois do enxague, aplica-se um defrisante hidratante, que é ativado pelo secador, e prancha”, explica Wagner Lisboa, cabeleireiro da Ophicina do Cabelo (RJ). São indicadas quatro sessões.
Em casa: “Mesmo no inverno, tente lavar o cabelo com água morna. E prefira pente de madeira para desembaraçar os fios assim que sair do banho”, recomenda
Vitalização a jato
A Hidratação de Monoi, da marca NPPE, trata fios ressecados, desvitalizados, sem brilho e prejudicados por químicas constantes. “Após higienização do cabelo com xampu de limpeza, aplica-se um produto à base da manteiga de Monoi, que hidrata e devolve proteínas ao cabelo. Em seguida, espalhamos a máscara para selar as cutículas e controlar o frizz. Por fim, é feita a escova”, conta Marina Marques, cabeleireira do Crystal Hair (RJ). São indicadas cinco sessões, uma por semana.
Em casa: evite esfregar o cabelo com a toalha, uma vez que ele fica mais frágil quando está molhado, e o movimento pode prejudicar a fibra capilar. E escolha pentes de dentes largos para desembaraçar.
Poder triplicado
Eliminar porosidade e aumentar a espessura dos fios, fortalecer a estrutura da fibra capilar, aumentando a resistência do cabelo, devolvendo brilho e maciez. Essas são as indicações do Intrapreenchimento Time Reset, de Redken, realizado no salão Vimax (PR). O procedimento combate o desgaste provocado por fatores ambientais, químicos ou hormonais, proporcionando renovação e suavidade. “Ele cria um efeito de espessamento 3D nos fios, aumentando a resistência à quebra, nutrindo e promovendo brilho intenso, e ainda combate o frizz”, explica Viktor I, hairstylist.
Depois da lavagem, aplica-se Shot Time Reset e, em seguida, Smooth Down. Aguarda-se cinco minutos. Sem enxágue, os fios são borrifados com uma loção que reequilibra o pH da fibra capilar, passam por enxágue e recebem a máscara Youth Revitalizer Time Reset no comprimento e nas pontas. Depois do enxágue, aplica-se um mix de leave-ins antes da modelagem. O número de aplicações varia de acordo com o estado do cabelo.
Em casa: “Na hora da lavagem, não friccione demais os fios, faça movimentos delicados. Antes de aplicar uma máscara, retire bem a umidade, para melhor ação do produto”.
De dentro para fora
Fiberceutic, da L’Oréal Professionnel, é perfeito para driblar os danos da química. O processo de reconstrução devolve matéria para a fibra e é chamado de “botox capilar”. A linha contém uma tecnologia denominada intra-cylane, uma molécula capaz de penetrar no interior da fibra, recuperando-a de dentro para fora. “Em cabelo extremamente fragilizado por processos químicos, conseguimos uma regeneração instantânea”, fala Eron Araújo. O procedimento começa com a aplicação do Shampoo Absolut Repair.
Em seguida, com a ajuda de uma seringa, é injetada, mecha a mecha, a ampola de Fiberceutic. Sem remover o produto, aplica-se a máscara de acordo com o tipo do cabelo: fino ou grosso. Depois de dez minutos, basta enxaguar. Para finalizar, algumas gotinhas do sérum Absolut Repair Cellular são aplicadas nos fios antes ou depois da secagem. Indicação: uma vez por mês, de quatro a oito sessões, dependendo do estado do cabelo.
Em casa: “Cortar o cabelo a cada dois meses é importante em todas as estações do ano. Não se descuide”, avisa Eron Araújo.
Alta resistência
Destinada a todo tipo de cabelo, especialmente os com química, a Nanoqueratinização é um tratamento que consiste na reconstrução total do fio. “O aparelho UOM (Unidade de Organização Molecular), parecido com um nebulizador, ajuda na nanorreconstrução da fibra e é um procedimento de alta tecnologia, que transforma a proteína em nanoqueratina, regenerando fissuras e falhas. Com um led fotopolimerizador, a inserção é ainda maior, fazendo que os fios tornem-se mais resistentes, menos embaraçados e com muito brilho”, detalha Bruno Di Maglio, do (L)oft Hair Boutique (SP). Indicação: uma vez por mês até total regeneração do cabelo.
Em casa: “Opte por xampus menos alcalinos, para evitar ressecamento do couro cabeludo e dos fios, e não esfregue o comprimento e as pontas com o xampu, só utilize a espuma produzida por ele nessas regiões”, explica.
Ultrabrilhante
“Um tratamento que faz muito sucesso no salão é o Repair Rescue Bonacure, da Schwarzkopf, que repara os fios danificados e indisciplinados. Para acrescentar um brilho extra, incorporo o óleo de argan da mesma marca ao procedimento, para ajudar a selar as cutículas, promovendo um visual saudável e bonito”, revela Glauce Mello, cabeleireira da Casa de Beleza Glauce Mello (PE).
Funciona assim: após lavar os fios, ele recebe o produto de tratamento, que é espalhado com pente, mecha por mecha. Em seguida, sem enxaguar, a profissional aquece uma colher de óleo de argan e aplica no comprimento e nas pontas. “É bom deixar agir por 20 a 30 minutos, dependendo do estado das fibras capilares. Depois do enxágue, finalizo o procedimento aplicando um leave-in e escovando os fios”, explica. Recomendação: deve ser feito a cada sete dias. “A hidratação para o cabelo é como a água para o organismo: precisamos muito dela”, defende.
Em casa: evite usar secador e chapinha em temperatura muito elevada e adote os produtos de manutenção no dia a dia.
Curiosidades na internet


