Close nos olhos: projeto fotográfico mostra imagens incríveis de íris

Acesse:http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/12/close-nos-olhos-projeto-fotografico-mostra-imagens-incriveis-de-iris.html

Em um projeto fotográfico, o professor de física e fotógrafo armeno Suren Manvelyan tira macro-fotografias de olhos para captar as imagens da íris. Ele usou como modelos alguns de seus alunos, amigos e colegas de trabalho. “É normal fotografar insetos e plantas em macro, mas tentar tirar fotos de olhos nem tanto. Eu não esperava conseguir esses resultados”, confessou o professor ao “Daily Mail”.

Vista de tão perto, a íris tem uma beleza especial (Foto: Reprodução/ Suren Manvelyan)Macro-fotografia de olho revela detalhes da íris (Foto: Suren Manvelyan)

“Eu não tinha noção da aparência complicada que a íris tem de tão perto. Todos os dias vemos centenas de olhos, mas nem notamos sua bela estrutura, que parece até a superfície de um planeta desconhecido”, explica o fotógrafo. Fina estrutura circular, a íris não apenas determina a cor dos nossos olhos como também controla o diâmetro das pupilas e a quantidade de luz que atinge a retina.

As fotos do projeto mostram o tecido fibrovascular pigmentado conhecido como estroma. Por baixo dele, estão as células epiteliais pigmentadas, com toda a estrutura conectada aos músculos que controlam a dimensão da abertura da pupila. Suren, que fotografa para a Yerevan Magazine, prefere não revelar sua técnica para conseguir essas imagens: “O processo que uso para fotografar é meu segredo”.

O fotógrafo não revela seu processo para produzir as imagens (Foto: Reprodução/ Suren Manvelyan)Olho castanho fotografado em macro (Foto: Suren Manvelyan)
A macro-fotografia da íris produz imagens impressionantes (Foto: Reprodução/ Suren Manvelyan)Macro-fotografia de olho mostra detalhes que Suren compara à superfície de um planeta distante (Foto: Suren Manvelyan)
Fotógrafo compara imagens a superfícies de planetas (Foto: Reprodução/ Suren Manvelyan)Olho de cor clara fotografado em projeto (Foto: Suren Manvelyan)
Alunos e amigos foram modelos para as fotos (Foto: Reprodução/ Suren Manvelyan)Detalhe de íris fotografada por físico armeno (Foto: Suren Manvelyan)

Veja mais imagens produzidas por Suren Manvelyan.

Curiosidades na internet