Disney e Google lançam jogo em HTML5 de “O Mágico de Oz”

Acesse:http://www1.folha.uol.com.br/tec/1226222-disney-e-google-lancam-jogo-em-html5-de-o-magico-de-oz.shtml

Em parceria com a Disney, o Google lançou nesta quarta (5) o jogo “Encontre o caminho até Oz” (findyourwaytooz.com, em português), inspirado no ainda não lançado filme “Oz: Mágico e Poderoso” e desenvolvido com a tecnologia HTML5.

“O jogo é uma jornada interativa em um circo do Kansas que te leva à terra de Oz”, disse Alex Komoroske, gerente de produto do Chrome, navegador do Google, em entrevista por e-mail à Folha.

Reprodução
Google lança game inspirado no filme "Oz: Mágico e Poderoso", disponível em "[www.findyourwaytooz.com]":http://www.findyourwaytooz.com
Google lança game inspirado no filme “Oz: Mágico e Poderoso”, disponível em http://www.findyourwaytooz.com/

Tridimensional, o game tem gráficos elaborados e demanda bastante do computador –é recomendável selecionar a versão “otimizada para velocidade” no menu que aparece antes do jogo em PCs que não têm placa gráfica dedicada.

O game, que teve colaboração da empresa unit9 é um dos “experimentos” que exploram as capacidades do HTML5, novo padrão de desenvolvimento na web, e que são capitaneados pelo Google.

“O HTML5 é o futuro da web”, diz Komoroske. “Esperamos que outros desenvolvedores se espelhem neste projeto para elevar ainda mais o patamar da web, criando aplicações ricas e melhorando a experiência do usuário.”

A empresa divulgou também nesta terça uma espécie de “making of” do projeto (em inglês), mostrando alguns trechos do código que faz funcionar o jogo.

“Nosso objetivo era combinar a riqueza do cinema com as capacidades técnicas do navegador para criar uma experiência imersiva, divertida e que criasse uma forte conexão com o jogador”, diz a empresa.

Divulgação
Cena do game "Encontre o caminho até Oz", um "experimento" em HTML5 para o navegador Google Chrome
Cena do game “Encontre o caminho até Oz”, um “experimento” em HTML5 para o navegador Google Chrome

Curiosidades na internet