Governo quer imunizar 2,4 milhões de crianças em todo o estado.
Estado não registra casos de paralisia infantil desde 1988, diz secretaria.
Campanha vacina crianças menores de 5 anoscontra a poliomielite (Foto: José Cruz/ABr)
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo quer imunizar 2,4 milhões de crianças contra a poliomielite (paralisia infantil) neste sábado (8). A meta é vacinar 95% dos 2,5 milhões de paulistas com mais de seis meses e menos de 5 anos, que se encaixam no público-alvo da campanha. Só na capital paulista, 698,5 mil crianças devem ser vacinadas.
Para atender a população, 11,2 mil postos de saúde, entre fixos e volantes, estarão abertos das 8h às 17h do sábado. Ao todo, 49,2 mil profissionais de saúde, além de 3,5 mil veículos, 70 ônibus e quatro barcos serão mobilizados para aplicar as duas gotas da vacina Sabin em crianças de todo o estado.
O Estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. Para a campanha deste ano, na capital, as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda estarão abertas das 8h às 20h. Já o Instituto Pasteur, na Avenida Paulista, não participará do dia de vacinação por conta de uma reforma em suas instalações.
Em 2013, apenas as crianças maiores de seis meses receberão as doses da vacina. Até então, não havia uma idade mínima para a vacinação. Além da imunização contra a poliomielite, as crianças poderão aproveitar a oportunidade para atualizar as doses de outros tipos de vacina que estejam atrasadas.
A poliomielite é caracterizada pela febre, mal-estar, cefaleia e a possibilidade de paralisia. A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a doença e a incidência de efeitos colaterais da vacinação é extremamente rara, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.
Curiosidades na internet

