Algumas coisas que você ainda não sabe sobre o açúcar

Acesse:http://www.megacurioso.com.br/bizarro/37161-algumas-coisas-que-voce-ainda-nao-sabe-sobre-o-acucar.htm

O Brasil é o país que mais produz e consome esse tipo de substância, formada, basicamente, por calorias vazias, sem valor nutritivo algum.

Fonte da imagem: Reprodução/Amazon
Algumas coisas que você ainda não sabe sobre o açúcar

Açúcar é bom, mas vicia. É bom, mas engorda. É bom, mas derrete. E o que mais você sabe sobre essa substância mágica que levanta seu nível de alegria e de glicemia? Antes de qualquer coisa, você precisa entender que existem dois tipos principais de açúcar: o que provém da cana e o que é extraído da beterraba. Nos dois casos, o processo inclui a extração do suco da cana e da beterraba, que será então processado para evaporar e formar os cristais que você usa para adoçar seu cafezinho.

Esse temperinho adocicado surgiu na Índia no ano 500 A.C. O processo que envolvia a cristalização do açúcar naquela época era bem parecido com o de hoje: fervia-se o caldo da cana até que ele evaporasse e só restasse os cristaizinhos. Conheça, a seguir, mais algumas curiosidades a respeito desse ingrediente:

Consumo

Fonte da imagem: Pixabay

  • Os maiores produtores de açúcar são Brasil, Índia, China, União Europeia e Tailândia. O maior consumidor de açúcar é o Brasil.
  • Valores nutricionais? Nenhum. O açúcar apenas contém calorias vazias.
  • Você consome em média 30 colheres de chá de açúcar por dia, quatro vezes o recomendado pela Associação Americana do Coração.
  • Essa medida equivale à ingestão de 496 calorias por dia.
  • O consumo não prejudicial para mulheres é de seis colheres de chá de açúcar por dia. Para os homens, esse valor sobe para nove.
  • A maior fonte de açúcar é o refrigerante. Para uma quantidade de 1,5 L dessa bebida são usadas aproximadamente 53 colheres de chá de açúcar.

Alguns benefícios

Fonte da imagem: Reprodução/Latina

O açúcar mascavo e os outros tipos mais escuros contêm antioxidantes, que ajudam no combate a algumas doenças e também na prevenção do envelhecimento das células. Ainda assim, se você estiver procurando uma fonte de antioxidantes, escolha frutas e vegetais.

Essa substância, indo contra tudo o que você possa acreditar, não é a maior causadora da diabetes. Entre as condições que desencadeiam a doença estão, antes do consumo do açúcar, a obesidade, os maus hábitos de saúde e condições genéticas.

Se você acha que a solução para todos os seus problemas está nos adoçantes artificiais e não calóricos, talvez você fique chateado agora, mas a verdade é que esse tipo de substância pode até não ter o mesmo número de calorias que o açúcar propriamente dito, mas algumas pesquisas recentes indicam que adoçantes artificiais são capazes de deixar você com mais fome.

Se você fizer um corte em sua pele, o açúcar pode ajudar a tirar a dor e até mesmo a cicatrizar uma ferida, já que ele mata as bactérias presentes no local e ajuda na cicatrização.

Continue lendo …clique aqui…

Curiosidades na internet