A Definetz, organização alemã sem fins lucrativos, quer disponibilizar desfibriladores por meio de drones espalhados pelo país. Assim, qualquer pessoa que tenha um ataque cardíaco ficaria apto a receber tratamento médico rapidamente graças a esses robôs voadores.

Desfibriladores por meio de drones
Na última semana, a empresa anunciou o Defikopter, um conceito de robô produzido juntamente com a Height Tech, que desenvolve drones, para levar desfibriladores à locais por meio da localização de GPS e com ligação a um aplicativo para smartphone.
A Definetz diz que o Defikopter, que foi desenvolvido nos últimos três meses, pode viajar em um raio de 10 quilômetros e voar a pelo menos 70 Km/h. Enquanto as companhias anunciaram o projeto, não há informações ainda de quando ele será lançado ou colocado à venda. E se um aplicativo para smartphone será disponibilizado para o público.
Há, porém, alguns pontos a serem considerados. Caso seja fabricado e colocado à venda, um equipamento desses teria um custo aproximado de 26 mil dólares. Além disso, se funcionasse apenas com o aplicativo, a pessoa que teve o ataque cardíaco só poderia ser ajudada com um pedido de resgate por alguém que tenha o app instalado no smartphone.
Além disso, a lei alemã alega que robôs voadores podem voar apenas com a supervisão de seres humanos.
De qualquer forma, se o projeto funcionar, será necessário um grande trabalho para fazer com que as pessoas tenham ciência da existência desse sistema de emergência. Além de ser preciso mudanças na leis em relação aos equipamentos voadores sem vigilância de pessoas.
Curiosidades na internet

