
Um grupo de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, no Tennessee, EUA, conseguiu desenvolver o que muitos outros cientistas do mundo inteiro têm buscado há décadas: um substituto mais eficiente, econômico e ecológico do que as baterias recarregáveis.
.
O super-capacitor de silício pode dar vida a uma nova geração de dispositivos móveis, que pode ter baterias que duram de 10 a 40 vezes mais.
.
Os chips, feitos de silício e grafeno, um super material descoberto recentemente, serão capazes de carregar energia em questão de segundos. Para chegar nesse resultado, que também aumenta a duração da carga para vários dias, o circuito eletrônico armazena a eletricidade através de íons ligados por uma superfície porosa, ao invés das reações químicas das baterias convencionais.
.
Além de atingir cargas completas em questão de segundos, esse tipo de capacitor resiste a milhões de ciclos de carga e descarga em comparação com os poucos milhares que as baterias de hoje em dia suportam.
.
Em uma nova etapa de desenvolvimento e testes, os especialistas devem enfrentar ainda mais desafios para a produção em série dos super-capacitores. O processo de banho de grafeno requer um tratamento em altíssima temperatura.
Curiosidades na internet

