Cera de depilação pode transmitir doenças? Descubra se é mito ou verdade

Acesse:http://amarelinho10.blogspot.com.br/2013/12/cera-de-depilacao-pode-transmitir_9.html

 
(Foto: Getty Images)
A depilação brasileira é conhecida pelos quatro cantos do mundo, mas o tipo de cera e a remoção total ou quase total dos pelos podem prejudicar a saúde. Por isso, especialistas foram consultados para desvendar alguns mitos sobre o tema e dar dicas de higiene e prevenção de doenças.
.
A depilação com cera causa flacidez?  
.
De acordo com a coordenadora técnica Michele Keiph Oliveira Silva, da Depyl Action, é mito dizer que a depilação causa flacidez. Segundo ela, a falta de colágeno no organismo é o que pode deixar a pele flácida.
.
— Alguns médicos indicam o consumo de colágeno para deixar a pele firme. A substância pode ser comprada em pó e misturada na comida ou na água. Ou ainda é encontrada em gelatinas. O ideal é ingerir uma vez ao dia
.
As ceras reutilizadas podem transmitir doenças?  
.
Michele avisa que as ceras reutilizadas podem transmitir doenças, como herpes. O ideal é que o produto seja 100% natural e descartável.
.
— Durante a depilação, é necessário utilizar uma espátula esterilizada para evitar contaminação
.
A lâmina agride menos a pele do que a cera?   
.
A lâmina é considerada menos agressiva do que a cera somente em pessoas que não tenham alergia, avisa a dermatologista Isabel Martinez, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
.
— O papel da lâmina é cortar o pelo ao invés de puxá-lo. Porém, quem tem tendência à foliculite (inflamação de um ou mais folículos capilares), não deve usá-la em direção contrária ao pelo para não encravar. O ideal é fazer o movimento a favor do crescimento
.
Com o tempo, a depilação deixa os pelos mais finos?   
.
Para a dermatologista, ao puxar o pelo diretamente da raiz, pode ocorrer algum tipo de alteração em seu crescimento. No entanto, Isabel ressalta que não há nenhuma comprovação científica sobre a depilação deixar o pele mais fino
.
É melhor usar cera quente ou fria para depilar? 
.
Para Michele, a cera quente é melhor, pois a temperatura ajuda a abrir os poros, facilitando a remoção dos pelos. Sobre a dor, Isabel avisa que tanto a cera quente como a fria podem causar incômodo devido ao movimento de arrancar os pelos. (R7)
.
Curiosidades na internet