China vai pulverizar água de arranha-céus para diminuir poluição

Acesse:http://www.baboo.com.br/ciencia-e-espaco/china-vai-pulverizar-agua-de-arranha-ceus-para-diminuir-poluicao/

A poluição é um dos grandes problemas do século XXI. Com muitas indústrias e veículos, várias cidades grandes sofrem desse mal. É o caso de alguns locais da China, mas o país asiático já está trabalhando em uma solução para o problema. A tática é pulverizar água em arranha-céus de cidades com alto índice de poluição, de acordo com publicação do site Next Big Future.

China vai pulverizar água de arranha-céus para diminuir poluição

Pulverizar água de arranha-céus é barato e eficaz

Os primeiros testes serão feitos no campus da Universidade de Zhejiang e se os resultados forem positivos, a prática vai se estender para a cidade de Hangzhou e depois para outros locais. Os pesquisadores afirmam que o método é eficaz e de baixo custo, já que os materiais necessários são baratos e fáceis de encontrar.

Os pulverizadores serão instalados em prédios de pelo menos 100m de altura, já que a poluição se concentra abaixo disso. No caso de regiões sem edificações deste tamanho, serão construídas torres propriamente para isso, podendo atingir 200m. De acordo com os desenvolvedores do projeto, a qualidade do ar melhora depois de 30 minutos do aparelho em ação.

O grau de poluição do ar chinês precisa cair para uma concentração de, no máximo, 35 microgramas de PM2.5 por metro cúbico. Segundo relatório do Greenpeace divulgado este mês, 92% das cidades da China não conseguem atingir esse mínimo de qualidade do ar. A capital Pequim, por exemplo, tem 89,5 microgramas da substância por metro cúbico, sendo o 13° local do país com pior qualidade de ar. Lideram a lista as cidades industriais Xingtai e Shijiazhuang.

Um exemplo claro de como a água pode combater esse problema aconteceu em 26 de setembro de 2011, em Hong Kong. Na ocasião, uma forte chuva fez com que as concentrações de PM2.5 por metro cúbico caíssem de 220 para 30, segundo monitoramento atmosférico feito no local.

Curiosidades na internet