Cientistas encontram água com mais de um bilhão de anos

Acesse:http://www.baboo.com.br/ciencia-e-espaco/cientistas-encontram-agua-com-mais-de-um-bilhao-de-anos/

água com mais de um bilhão de anos

Muitas pessoas fazem de tudo pela ciência. Como é o caso de Barbara Sherwood Lollar, que admitiu ter tomado água com mais de um bilhão de anos datada recentemente por sua equipe de pesquisadores.

Cientistas encontram água com mais de um bilhão de anos

Antes que ela pareça completamente maluca, Lollar explica o motivo disso. Quanto mais velha a água, mais salgada ela é. E a maneira mais rápida de testar o nível de salinidade da mesma é bebê-la. Como era esperado, não foi tão agradável tomar essa água, aponta a pesquisadora.

Esse caso ocorreu em alguns bolsões d’água encontrados em Ontario, Canada. Eles supostamente estariam isolados do mundo há mais de um bilhão de anos. A comunidade de mineração já tinha conhecimento desses bolsões desde 1880, mas foi somente agora que conseguiram ser datados com maior precisão.

O grupo de pesquisadores envolvido com a pesquisa aponta que a água pode ter de um bilhão a 2,6 bilhões de anos e supostamente haveria vida nela. Essa água tem as mesmas características que são encontradas em fontes hidrotermais encontradas no fundo do mar, onde existia vida microbiótica.

Outro ponto que sugere isso foi uma mina de ouro na África do Sul, que tinha água de mais de 10 milhões de anos e havia vida ali. Infelizmente, é muito difícil de replicar em laboratório as mesmas condições encontradas nos bolsões, aponta Lollar. Os resultados devem ser apresentados até 2014. Você pode conferir a entrevista dela no LA Times nesse link.

Curiosidades na internet