Às vésperas de campanha nacional, vacina contra HPV ainda gera polêmica entre especialistas

Acesse:http://noticias.r7.com/saude/as-vesperas-de-campanha-nacional-vacina-contra-hpv-ainda-gera-polemica-entre-especialistas-07032014

SUS vai vacinar meninas de 11 a 13 anos a partir de 10 de março

Vacina contra HPV será oferecida no SUSThinkstock

A partir da próxima segunda-feira (10), meninas de 11 a 13 anos poderão receber gratuitamente a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) nas escolas e nos postos de saúde de todo o País. Apesar de parecer uma ação positiva do governo, a iniciativa gerou polêmica entre os especialistas.

A inclusão da vacina no calendário nacional foi desaprovada pela SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade). O diretor da entidade, Daniel Knupp, questiona sua segurança.

— As evidências científicas sobre a eficácia e segurança da vacina ainda são muito frágeis. Além disso, alguns estudos mostram que ela aumenta a incidência de diabetes tipo 1 e outras doenças autoimunes, como síndrome de Behçet.

HPV pode ser transmitido pelo contato com a pele, alerta médica

Rebatendo as críticas, a pediatra Isabella Ballalai, presidente da SBIm-RJ (Sociedade Brasileira de Imunizações do Rio de Janeiro), garante que a vacina é eficaz contra verrugas e lesões causadas pelo HPV.

— Esta não é a primeira nem a última vez que as pessoas relacionam uma doença com um tipo de vacina. Coincidências existem e até o momento a vigilância sanitária não detectou nenhum evento adverso grave. É preciso avaliar a veracidade e os critérios utilizados nesses estudos.

Maioria das mulheres será infectada por HPV alguma vez na vida

Sobre a recente retirada da vacina do Japão, a médica reforça que “não há comprovação de que mortes estejam relacionadas com a imunização”. A ginecologista e obstetra Márcia Fuzaro Terra Cardial, membro da diretoria da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), acrescenta que o país também não é adepto de campanhas de vacinação.

Continue lendo…clique aqui…

Curiosidades na internet

Um comentário sobre “Às vésperas de campanha nacional, vacina contra HPV ainda gera polêmica entre especialistas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.