8 receitas de drinques sem álcool para quem não abre mão de se refrescar

Nos dias quentes, um refresco vai muito bem para amenizar as altas temperaturas da primavera e do verão. Além dos sucos e chás gelados, por que não um drinque? E mesmo para quem quer fugir das bebidas alcoólicas, é possível se refrescar com preparos saborosos. As dicas são ainda uma ótima pedida para as grávidas – basta ter cuidado com alguns alimentos não recomendados durante a gravidez, como a canela.

De um intenso Bloody Mary a um cítrico Limoncello, listamos alguns drinques sem álcool deliciosos e possíveis de se preparar em casa, em poucos passos. Confira: Limoncello (sem álcool) – Ingredientes 1 lata de leite condensado 1/2 xícara de suco de limão 3 claras de ovos 4 colheres (sopa) de açúcar 200 gramas de creme de leite 4 limões-sicilianos grandes • 3 colheres (sopa) de raspas de limão-siciliano

Modo de preparo Em um bowl, junte o leite condensado e o suco de limão, mexendo, até obter uma mistura homogênea. Na batedeira, bata as claras em neve. Adicione o açúcar e o creme de leite e bata até incorporar. Junte às claras e misture bem. Adicione as raspas de limão e leve o creme ao freezer por quatro horas. Corte uma das extremidades de cada limão e, com a ajuda de uma colher, retire toda a polpa. Sirva o sorvete dentro da fruta.

*Receita cedida pelo chef Lorenzo Ravioli. Bloody Mary (sem álcool) – Ingredientes 350 ml de suco de tomate pronto 2 colheres (sopa) de molho inglês 2 colheres (chá) de sal 4 gotas de tabasco • Suco de 1/2 limão • Gelo a gosto • Pimenta-do-reino moída para finalizar Modo de preparo Misture todos os ingredientes. Finalize com uma pitada de pimenta. *Receita cedida pelo chef Henrique Fogaça. Cordial de especiarias com chá verde – Ingredientes Para o cordial 2 xícaras de suco de laranja 1/2 xícara de suco de limão 1 1/3 xícara de açúcar mascavo 4 sementes de cardamomo 2 canelas em pau 4 fatias de gengibre de cerca de 1 centímetro 1 pitada de sal Para o chá verde 2 xícaras de chá verde preparado e gelado 2 xícaras de água com gás Folhas de hortelã e gelo para finalizar

Modo de preparo Prepare o cordial Em uma panela, leve ao fogo todos os ingredientes e deixe ferver, mexendo de vez em quando, até que vire um caramelo não muito espesso. Coe, deixe esfriar e armazene em uma garrafa fechada. Prepare o chá verde Em uma jarra com o chá verde, vá adicionando o cordial aos poucos, dosando conforme o paladar. Bata em uma coqueteleira, distribua entre os copos e complete com a água com gás. Finalize com gelo e folhas de hortelã.

*Receita da chef Estela Passoni. Soda de louro – Ingredientes 1 kg de açúcar (para o xarope de louro) 1 xícara de gelo (para o xarope de louro) 15 ml de suco de limão-siciliano (para o drinque) • 250 gramas de folhas de louro fresco (para o xarope de louro) • Gelo para o drinque • Água com gás para o drinque Modo de preparo Prepare o xarope de louro Em uma panela, em fogo baixo, misture o açúcar e 1 litro de água até dissolver.

 Junte o louro e, em seguida, desligue o fogo. Tampe a panela e deixe esfriar. Coe e guarde em uma garrafa ou pote fechado na geladeira por até 30 dias. Prepare o drinque Em um copo com gelo, junte 50 ml do xarope de louro e o suco de limão-siciliano. Mexa delicadamente.

 Complete com água com gás. Se desejar, decore com folhas de louro. *Receita cedida pelo chefe Felipe Grecco e pelo sommelier Rafael Goulart, do Grecco Bar e Cucina. Cold Brew – Ingredientes • 250 gramas de café premium moído na hora • 500 gramas de gelo • Água tônica a gosto • Rodelas de laranja

Modo de preparo Em um recipiente grande, misture o café com 1,5 litro de água e o gelo. Tampe bem e guarde na geladeira de oito a 12 horas. Retire e coe passando por um filtro de papel convencional ou pela prensa francesa. Guarde em uma garrafa fechada na geladeira por até quatro dias. Sirva puro ou com água tônica e uma rodela de laranja. *Receita cedida pelos chef Juliana Feher e Raphael Campos, do Kez Bagel & Café. Aluá – Ingredientes 1 abacaxi orgânico lavado 4 colheres (sopa) cheias de gengibre ralado Fatias de laranja ou limão para finalizar Modo de preparo Descasque o abacaxi, corte a polpa em cubos e a casca em pedaços. Em um recipiente com 2 litros de água, junte os cubos de abacaxi, a casca e o gengibre e misture.

Cubra com um pano limpo e prenda com um elástico. Deixe fermentar durante três dias fora da geladeira, em ambiente seco e arejado. Depois desse período, esprema a polpa e coe. É importante que, também depois de pronta, a bebida fique em um frasco sem tampa e fora da geladeira, porque ela se expande com o processo de fermentação. Sirva com bastante gelo e uma fatia de limão ou laranja.

*Receita cedida pela chef Ieda de Matos, do restaurante Casa de Ieda. Refresco de pomelo com limão-siciliano – Ingredientes 2 rodelas de limão-siciliano 1/2 maço de hortelã 1 rodela de pomelo 300 ml de água com gás Modo de preparo Em uma coqueteleira, macere o limão com a hortelã. Transfira para um copo e acrescente a rodela de pomelo e a água com gás. Sirva bem gelado.

*Receita cedida pela chef Samantha Laurindo. Laranjada com especiarias – Ingredientes 3 xícaras (chá) de água 1/3 xícara (chá) de açúcar 1 pedaço de canela em pau 2 cravo-da-índia (ou cravinho) 1 anis 1 folha de louro 1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino (em grãos) 2 ramos de hortelã 1,5 litro de suco de laranja • gelo Modo de preparo Com pelo menos 3h ou até com uns 3 dias de antecedência, aqueça numa panela média a água com o açúcar, a canela e o cravo, o anis, o louro e a pimenta.

Misture só até dissolver o açúcar, deixe ferver por uns 2 minutos e retire do fogo. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 3 horas. Pouco antes de servir, passe a calda pela peneira, misture as folhas de hortelã, o suco e o gelo.

* Receita cedida pela chef Helô Bacellar. [listaProdutos id=8956 ] *As informações e valores dos produtos se referem ao momento de publicação desta matéria.

8 receitas de drinques sem álcool para quem não abre mão de se refrescar