Microsoft, Nintendo e Sony querem videogame como central multimídia

Acesse:http://www1.folha.uol.com.br/tec/1102086-microsoft-nintendo-e-sony-querem-videogame-como-central-multimidia.shtml

E3 2012Qual o aparelho de entretenimento mais completo da sua casa? TV? Computador? Se os planos de Microsoft, Nintendo e Sony derem certo, no futuro próximo sua resposta será videogame.

Na E3, a maior feira de games do mundo, realizada em Los Angeles na semana passada, os três fabricantes mostraram que querem transformar seus consoles em experiências centrais de lazer, interligadas a ferramentas on-line, tablets e smartphones.

Entraram de vez na disputa pelo mercado que busca englobar todo o conteúdo multimídia do usuário em um só aparelho conectado a todas as telas da casa. Concorrem não só entre si mas também com outras empresas de mídia e tecnologia, como Apple, Google e os serviços de TV por assinatura.

XBOX TURBINADO

A Microsoft anunciou o SmartGlass, tecnologia que integra ao seu videogame Xbox 360 aparelhos com os sistemas operacionais Windows, iOS e Android.

Na prática, o programa faz do console da empresa o coração de um ecossistema: será possível usar celulares ou tablets para exibir informações adicionais dos games (como mapas ou inventário de itens) ou filmes (como ficha de atores ou sinopses) executados pelo Xbox.

Joe Kohen/Associated Press
Marc Whitten, gerente-geral da Xbox Live, apresenta o SmartGlass durante conferência pré-E3 da Microsoft
Marc Whitten, gerente-geral da Xbox Live, apresenta o SmartGlass durante conferência pré-E3 da Microsoft

“Abrimos portas para desenvolvedores e produtores. Agora o entretenimento pode ser pensado para várias telas. Música, TV, filmes e games podem ser mais interativos do que são hoje, como mostrados normalmente na televisão”, diz Marc Whitten, gerente-geral de Xbox Live.

O SmartGlass também estará disponível para o sistema operacional Windows 8 e será integrado com o Internet Explorer, navegador web da Microsoft, anunciado para o Xbox também na E3.
O browser aceitará comandos de voz e de gestos do Kinect, o sistema de reconhecimento de movimentos da empresa. As novidades estarão disponíveis até o final de 2012, mas ainda não há uma data exata de lançamento.

SEGUNDA TELA

Na mesma linha, a Nintendo mostrou seu Wii U, cujo controle em forma de tablet tem funções de segunda tela, poderá rodar jogos sem depender da TV e também vai funcionar como um controle remoto universal.

Kevork Djansezian/France Presse
Demonstração do Wii U, da Nintendo, na E3; console permitirá passeios virtuais por cidades
Demonstração do Wii U, da Nintendo, na E3; console permitirá passeios virtuais por cidades

Também na E3, a Sony mostrou que aposta na integração entre o PlayStation 3 e seu videogame portátil -agora o PS Vita poderá ser usado como controle do PS3 em alguns jogos e também para acessar remotamente o console com o qual está sincronizado, para executar jogos e visualizar vídeos.

Outra ação da empresa japonesa é, pela primeira vez, licenciar a marca PlayStation para outras companhias. A fabricante taiwanesa HTC ganhou o aval da Sony para produzir aparelhos que poderão rodar jogos de PlayStation.

Curiosidades na internet