Como tratar os problemas de pé mais frequentes nas crianças

Acesse:http://claudia.abril.com.br/materia/como-tratar-os-problemas-de-pe-mais-frequentes-nas-criancas?p=familia-e-filhoscriancas-e-adolescentes

Como tratar alergia de contato nos pés das crianças

A pele descama e fica vermelha na sola e no dorso, causando coceira. É provocada pelo contato com o náilon ou a borracha ou pelo amaciante utilizado na lavagem da meia. Cessa com a interrupção do contato com o fator alérgico.

Como tratar a descamação nos pés das crianças

Aparece com o excesso de umidade, que desgasta a pele. A borracha e o náilon do tênis, por exemplo, não absorvem o suor, favorecendo a proliferação de bactérias, que provocam micose e mau cheiro. Para evitá-la ou combatê-la, prefira sandálias ou sapatos de couro ou pano, materiais que permitem maior ventilação. Se o uso do tênis é constante, sempre que possível tire o calçado e a meia.

Como tratar micose ou frieira em crianças

É causada por um fungo chamado dermatófito, que provoca a descamação na sola do pé ou entre os dedos. Quando atinge as unhas, elas ficam roxas. O contágio se dá em praias, piscinas, boxes de banheiros coletivos, chão de areia ou terra, porque o fungo prolifera em lugares úmidos. Para prevenir, convém calçar chinelos e secar bem o pé, principalmente entre os dedos.

O combate exige a aplicação de antimicóticos no local por um período de trinta a quarenta dias. “Não adianta suspender o remédio quando o sintoma desaparece porque o fungo continua lá e a micose volta”, afirma Zilda Najjar Prado de Oliveira, dermatologista do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Como tratar calo em pés de criança

Forma-se na sola e perto dos dedos porque a criança pisa errado ou pelo desgaste causado por excesso na prática de esportes. Eliminá-lo é simples: um podólogo lixa o local. Se o problema persistir, será preciso consultar um ortopedista.

Como tratar bicho-do-pé em criança

Transmitida por uma pulga fêmea comum em cavalos, vacas e porcos, caracteriza-se por uma bola amarela com um ponto negro no centro. O inseto só penetra na pele depois de ter sido fecundado e, por isso, carrega com ele um saco de ovos. O perigo é que esse saco estoure, infeccionando o local. Deve ser retirado por um dermatologista.

Como tratar olho-de-peixe em criança

Único tipo de verruga que cresce para dentro da pele. Amarelada, com pontos escuros, aparece na planta do pé e é transmitida por um vírus em piscinas e praias. Precisa ser cauterizada por um dermatologista; a criança não deve mexer no local para evitar infecções.

Como tratar o bicho geográfico em criança

Trata-se de uma larva eliminada nas fezes do gato e do cachorro. O contágio se dá quando se pisa em areia ou terra seca e contaminada. Ela penetra na planta do pé sem que se perceba e se instala na derme. É fácil detectá-la, porque desenha um caminho vermelho bem nítido na pele e coça terrivelmente. O tratamento consiste na aplicação de uma pomada que mata a larva.

Curiosidades na internet