Opções de lazer para o feriado em SP

Acesse:http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,opcoes-de-lazer-para-o-feriado-em-sp,1027133,0.htm

Veja o que abre e o que fecha nesta quarta-feira

Encravado no meio da semana, o 1º de Maio neste ano não permite feriadão e, portanto, não facilitará a vida de quem pensa em pegar estrada. Na procura por lazer, a melhor opção pode ser aproveitar um parque, um museu ou algum outro equipamento cultural. Os principais museus da cidade estarão abertos.

Veja também:
link Sol deve predominar na maior parte do País

Com previsão de tempo ensolarado, também são atrativas as ciclofaixas de lazer, que estarão ativadas como nos domingos, das 7h às 16h. No entanto, a rota da zona norte estará fechada, excepcionalmente, no trecho entre a Rua Doutor Zuquim e a Avenida Brás Leme, por causa do evento “1º de Maio da Força Sindical”.

O transporte público terá uma atenção especial exatamente porque a Festa do Trabalhador deverá atrair bastante movimentação pela cidade. Mesmo com redução de frotas, neste 1º de Maio haverá mais linhas de ônibus disponíveis e viagens adicionais no metrô do que em outros feriados.

Alguns serviços mantêm funcionamento, outros param nesta quarta-feira. Saiba o que abre e o que fecha neste dia:

Shoppings – Os shoppings devem ter horário de funcionamento igual ao dos domingos, segundo a associação de lojistas do setor (Alshop). As lojas funcionam das 14h às 20h, e a praça de alimentação, das 11h às 23h. No entanto, é possível haver variações.

Bancos – Os bancos fecham em todo o País, mas os caixas eletrônicos seguem abertos. Como é feriado, os pagamentos que costumam ser feitos no dia 1º podem ser feitos sem prejuízo no dia 2, por ser o primeiro dia útil do mês. Os usuários podem utilizar canais alternativos para pagamento de conta, como caixas eletrônicos e Internet Banking. Também é possível sacar em caixas eletrônicos.

Correios – A agência de Correios do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, atenderá em regime de plantão, das 9h às 17h. As demais agências ficarão fechadas.

Poupatempo – Os postos do Poupatempo não abrirão. O teleatendimento pelo Disque Poupatempo (0800-7723633) também estará suspenso. Os serviços retornam no dia 2.

CEUs – Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrirão apenas para atividades culturais e de lazer. As aulas serão reiniciadas na quinta-feira (2).

Museus – Os principais museus estarão abertos. O Masp, por exemplo, recebe visitantes das 10h às 18h, com bilheteria aberta até as 17h30; os ingressos custam R$ 15 (inteira) e R$ 7 (meia). Estarão abertos os museus mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura na capital, como o Museu do Futebol, a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu Afro Brasil, entre outros – apenas a Casa das Rosas estará fechada. Há também duas opções de museu fora da capital que abrem normalmente: o Museu Índia Vanuíre, em Tupã, das 8h às 18h, e o Museu do Café, em Santos, das 9h às 17h.

Entre os produtos culturais oferecidos pela prefeitura, funcionarão das 9h às 17h: Capela do Morumbi, Beco do Pinto, CSA da Imagem (antiga Casa nº 1), Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Sertanista, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos e Solar da Marquesa de Santos e Monumento à Independência (Capela Imperial). Funcionamento das 10h às 18h: Centro Cultural São Paulo e Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Também abrem: Galeria Olido, Pavilhão das Culturas Brasileiras e os Ônibus Bibliotecas (horário não informado pela prefeitura).

Teatros e bibliotecas municipais: não abrirão. Porém a Biblioteca de São Paulo e o Teatro Sérgio Cardoso (Sala Paschoal Carlos Magno), mantidos pelo Estado, abrem.

Parques – A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente diz que todos os parques públicos municipais vão funcionar normalmente. Confira a lista: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/programacao/index.php?p=144010

Mercados municipais e feiras de rua – O Mercadão ficará fechado no feriado, assim como outros seis mercados: Paulistano (Central), Kinjo Yamato, Lapa, Pinheiros, Santo Amaro e São Miguel. Os demais mercados municipais atenderão nos seguintes horários: Central Leste e Vila Formosa, das 7 às 13h; Pirituba, das 7 às 14h; Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Teotônio Vilela, das 8 às 13h; e Guaianases, das 8h30 às 13h.

Sacolões – Os sacolões funcionarão nos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Brigadeiro, Butantã, Jaraguá, City Jaraguá e João Moura, das 7 às 13h; Bela Vista e Rio Pequeno, das 7 às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7 às 14h30; Estrada do Sabão, Freguesia do Ó, das 7 às 15h; COHAB Adventista, das 7 às 17h: Lapa, das 8 às 13h; e Cidade Tiradentes, das 8 às 15h. Apenas dois sacolões não vão abrir: Santo Amaro e São Miguel. As feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais.

Ônibus – Segundo a SPTrans, a frota de ônibus que circulará pela cidade será reduzida em 50%. Os postos de atendimento isolados estarão fechados, mas os postos de atendimento nos 28 terminais da cidade funcionarão normalmente. A SPTrans informa ainda que 16 linhas terão itinerário alterado devido à Festa do Trabalhador.

CPTM – Haverá interdições nas Linha 7-Rubi (Luz-Jundiaí) e Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana). O Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) será acionado para atender aos usuários.

Metrô – O funcionamento será em horário normal neste 1º de maio, das 4h40 à 0h, nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela, e das 4h40 à 0h10 na Linha 5-Lilás. Foi preparada uma operação para facilitar o deslocamento para os eventos comemorativos ao Dia do Trabalho que acontecem na cidade. A frota em atividade será equivalente à utilizada de um domingo normal, mas com reforço no número de viagens nas Linhas 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi), com 68 viagens adicionais, e 3- Vermelha (Corinthians/Itaquera- Palmeiras/Barra Funda), com 84 viagens a mais.

Saúde – A Prefeitura informa que os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) funcionarão em horário normal. Assim, as AMAs tradicionais abrem das 7 às 19 horas, com o detalhe que haverá vacinação contra a gripe das 8h às 18h nas 94 AMAS acopladas às UBS. As AMAs que funcionam 24 horas abrem todos os dias, sem interrupções. As AMAs Especialidades ficarão fechadas durante o feriado e o atendimento volta no dia 2. O mesmo vale para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Ambulatórios de Especialidades.

Curiosidades na internet