Dazz Bluetooth, o fone de ouvido para quem odeia fios

Acesse:http://canaltech.com.br/analise/audio-e-video/Dazz-Bluetooth-o-fone-de-ouvido-para-quem-odeia-fios/

DAZZ DONE BLUETOOTH

Fones com conexão bluetooth ainda são um pouco raros aqui no Brasil, mas oferecem o máximo de praticidade para quem detesta ter fios espalhados por qualquer lugar. Em um cenário ideal, um usuário pode utilizar um notebook com um mouse sem fio e escutar músicas com um fone de ouvido Bluetooth sem ter que conectar um cabo sequer.

O fone de ouvido da Dazz que recebemos para teste se encaixa nesse cenário, sendo capaz de se conectar facilmente a qualquer aparelho que possua conexão Bluetooth, bastando apenas parear os dois. Em nossos testes, conseguimos conectar o fone a smartphones, laptops e a um mp4 com com conexão Bluetooth.

A qualidade de áudio não surpreende, mas também não desaponta, reproduzindo qualquer tipo de música sem destaques especiais. É possível utilizá-lo como um fone de ouvido convencional graças ao cabo P2 incluso na embalagem. Reparamos uma sensível melhora na qualidade do som e possibilidade de escutar músicas com um volume maior.

Algo que nos fez bastante satisfeitos foi o isolamento sonoro desse modelo da Dazz. O formato aberto não sugere nenhum tipo de recurso parecido, o que nos deixou surpresos positivamente. O isolamento só não é melhor devido ao formato das conchas, que são retas e não acompanham o formato do ouvido, o que deixa parte do som escapar.

Confira fotos do gadget:

DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH DAZZ DONE BLUETOOTH
DAZZ DONE BLUETOOTH

DAZZ DONE BLUETOOTH slideshow lupa

Não entendemos a escolha de um formato reto, pois embora não cause desconforto com o uso prolongado, não é anatômico, ou seja, não dá para “prender” o fone na cabeça. Qualquer movimento pode fazê-lo cair, e tal característica acaba se tornando um ponto negativo para quem pretende utilizá-lo em movimeto. Mesmo caminhando na rua, tivemos que nos policiar para não mexer a cabeça bruscamente, senão o fone certamente iria cair.

O fone pode não ser recomendado para o usuário em movimento, no entanto, portabilidade não é um problema. Além de ser dobrável, diminuindo pela metade o seu tamanho dentro da mochila, o Dazz traz uma bolsa para transporte, o que certamente o protege contra pancadas e aumenta a sua durabilidade.

O carregamento da bateria interna é feito com um cabo USB-P2 e demora algumas horas para terminar. Não gostamos do fato de não podermos utilizar o fone enquanto ele está carregando, fato que pode ser um ponto negativo também para muitos usuários. A bateria interna durou cerca de 7 horas e meia de reprodução contínua, o que consideramos abaixo do esperado. O ideal para esse tipo de gadget seria 14 horas ou mais, afinal não podemos utilizá-lo enquanto está carregando.

Nos controles do fone podemos aumentar/diminuir o volume e trocar de faixas. É possível atender ligações também, mas como o Dazz não traz microfone embutido, esse recurso acaba sendo inviável na prática, pois temos que tirar o smartphone do bolso e da mochila de qualquer forma.

Conclusão

O modelo Dazz Bluetooth que recebemos pode ser encontrado por cerca de R$ 249 no mercado brasileiro, preço dentro da média para a categoria de fones de ouvido sem fio, mas consideravelmente caro por suas limitações. A baixa duração da bateria aliada ao fato de não podermos utilizá-lo enquanto está carregando tornam-se grandes pontos fracos, tornando o aparelho pouco prático para pessoas que passam o dia inteiro fora de casa.

A qualidade de áudio é aceitável, nem boa nem ruim; ao mesmo tempo que reproduz diferentes frequências sem problemas, ouvidos mais exigentes podem sentir falta do destaque em agudos e graves. O público alvo do Dazz Bluetooth fica restrito a pessoas que trabalham na frente do PC e não gostam de ficar tirando o fio de cima do teclado toda hora. Entretanto, ele não é recomendável para quem pretende utilizá-lo como companheiro do smartphone.

Vantagens

  • Preço dentro do esperado;
  • Qualidade aceitável de áudio;
  • Portátil e com bolsa de transporte.

Desvantagens

  • Bateria com baixa autonomia;
  • Não é possível utilizá-lo enquanto está carregando (nem via cabo);
  • Não fica firme na cabeça.

Curiosidades na internet