Pesquisadores identificaram genes que tornam pessoas mais propensas à meningite

Acesse:http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pesquisadores-identificaram-um-conjunto-de-genes-que-tornam-as-pessoas-mais-propensas-a-meningite

Resultados mostram diferenças em genes relacionados ao sistema imunológico entre pessoas saudáveis e infectadas

As diferenças genéticas encontradas significam que, em alguns organismos, a bactéria é capaz de iludir o sistema imunológico e causar infecção

Um pequeno conjunto de genes envolvidos na resposta do sistema imunológico está relacionado à propensão à meningite, noticiou a BBC Internacional neste domingo. Pesquisadores de uma equipe internacional compararam o DNA de 1.400 pessoas com meningite bacteriana e o de 6.000 indivíduos saudáveis e encontraram uma diferença clara nessa família de genes.

As diferenças genéticas encontradas significam que, em alguns organismos, a bactéria é capaz de iludir o sistema imunológico e causar infecção. Os genes codificam uma proteína chamada fator H e proteínas relacionadas a ela. Onde há falhas, a bactéria meningocócica é capaz de se ligar a estas proteínas e impedir o sistema imunológico de reconhecer a ligação – quase como um cavalo de Tróia.

Não é a primeira vez que pesquisadores tentaram descobrir se algumas pessoas são mais susceptíveis a contrair meningite em função de sua composição genética. No último estudo, pesquisadores escanearam todo o código genético de 475 pacientes britânicos com a doença meningocócica e 4.700 indivíduos saudáveis e também encontraram uma diferença nesse conjunto de genes.

As descobertas podem ser úteis no desenvolvimento de uma vacina contra a meningite B. Já existe uma vacina eficaz contra a meningite C.

Curiosidades na internet