Lixo espacial de uma tonelada cai na Terra

Acesse:http://www.baboo.com.br/ciencia-e-espaco/lixo-espacial-de-uma-tonelada-cai-na-terra/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=lixo-espacial-de-uma-tonelada-cai-na-terra

Em algum momento da tarde do último domingo (10), o lixo espacial do Campo de Gravidade da Agência Espacial Europeia e Explorador da Circulação Oceânica – também conhecido como GOCE ou a “Ferrari do Espaço”, pelo seu formato –, se quebrou e caiu na Terra depois de quatro anos em órbita.

Lixo espacial de uma tonelada cai na Terra

 Lixo espacial de uma tonelada se desfaz e cai na Terra

Não se sabe ainda onde exatamente o objeto caiu, já que não foi registrada nenhuma bola de fogo vinda do espaço ou qualquer dano em terra. Mas de acordo com a Agência Espacial Europeia, é que ele tenha entrado na atmosfera em algum lugar entre a Antártida e a Sibéria.

A agência diz ainda que é provável que o equipamento, de uma tonelada, queimou na atmosfera. Mas que cerca de 25% de seu material tenha chegado à superfície terrestre. E provavelmente chegou a cair no oeste do Pacífico ou leste do Oceano Índico.

O GOCE ficou sem combustível há pelo menos três semanas, e começou a perder altitude desde então.

Ele também não é o único satélite a traçar seu caminho de volta à Terra. O equipamento japonês IGS 4B também deve passar pela mesma situação nos próximos dias.

Mais uma vez, não há como prever onde o aparelho vai cair.

De qualquer maneira, a Agência Espacial Europeia vai comunicar onde o dispositivo caiu em breve.

Curiosidades na internet